quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O "famoso" bolo da minha mãe

Bom dia!

A minha mãe faz um bolo. Só um bolo mesmo, não é muito doceira, nem tem mão para bolos. Não faz cheesecakes, não faz brownies, não faz bolachas. Faz um bolo... um bolo de limão que parece pão de ló. Nada de exageros, nada de coberturas  chiques. É um bolo simples... e é tãaaaaooo boooommmm!!!!

O problema? É que ela faz este bolo à anos.. e eu já tentei saber a receita várias vezes.. e nada! Porquê? Imaginem o seguinte: quantos ovos queres? quantos há? 10? 15? 18? pois.. ela usa o que houver. Passa-me o açúcar.. dou o pacote, queres a balança? Para quê? vira para a massa.. já deve dar. e com a farinha? igual.. directamente do pacote para a bacia! E com o óleo? directamente do frasco! Assim fica difícil..



E se vos disser que ela faz esse bolo à anos, assim, sem receitas, sem quantidades.. tudo a olho.. e sai sempre bom? e sabe sempre igual? parece impossível.. magia de mãe! Só pode!



Pois bem, a minha irmã teve uma menina! Foi festa! eu fui lá vê-la.. e a minha mãe fez bolo... e eu estive atenta! Toma o pacote.. (meço o que sobrou) toma o óleo... vejo a quantidade... e assim sucessivamente. E Fiquei com a receita.. pois.. mais ao menos, mas deu para saber! O problema é que a quantidade era industrial! 15 ovos.. bolo grande.. mas vamos lá fazer a receita mais pequena!



Ficou perfeito.. igual igual?? Não.. mas está muito aproximado! e olhem que fiquei cheia de orgulho! hehehe



Ingredientes:

6 ovos
300g de açúcar
raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de óleo
80g de farinha para bolos



Bata bem as claras em castelo e reserve. Num outro recipiente bate bem as gemas e o açúcar até obter um creme fofo, junte a raspa de limão e continue a bater. De seguida junte a farinha, bata bem e aos poucos incorpore o óleo. Envolva com uma colher de pau as claras até começar a fazer bolhinhas e coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus (só em baixo) até o palito sair seco.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

Sem comentários:

Enviar um comentário