segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Delícia de bolacha

Boa tarde,

Estes dias estive em Viana, razão pela qual o blogue ficou um pouco esquecido... Mas não deixei de tirar fotos aos meus petiscos...
Como a minha irmã decidiu fazer um jantar convívio de Natal com um casal amigo não poderia deixar passar uma oportunidade de fazer algo diferente. Como podem ver a decoração ficou, uma vez mais, a cargo da minha talentosa (não digam que eu disse isto...) irmã ;) ...
Como para entrada já tinham sido pedido uns petiscos já conhecidos, a abóbora e a tarte voltaram a fazer parte da mesa, e deixo-vos uma amostra do resultado:

Assim  sendo a "novidade" teria de ficar para a sobremesa. A minha mana queria fazer um doce de bolacha, e assim foi... fomos ver as receitas, tirar ideias, e eis o resultado:


Ingredientes:
1 pacote e meio de bolacha maria
café (sem açúcar)
1 lata de leite condensado
1 lata de leite condensado cozido
200ml de leite
6 gemas
400 ml de natas
bolacha maria ralada (para decorar)
meio copo de leite

Preparação:
Num tacho misture o leite condensado com as gemas e os 200 ml de leite e leve em lume brando mexendo  sempre com o auxílio de um fouet até ao ponto de fervura mas sem deixar ferver. Retire do lume e passe por um coador para não ficar com grumos.
Misture o leite condensado cozido com o meio copo de leite e reserve.
Num recipiente ou em taças individuais coloque um pouco da mistura do leite condensado com as gemas no fundo, uma camada de bolacha maria embebida em café, uma camada da mistura do leite condensado cozido, novamente a bolacha maria no café e assim sucessivamente até acabarem os ingredientes.
Num recipiente bata as natas até ficarem volumosas e coloque por cima do preparado. decore com bolacha maria e reserve no frigorifico até ser hora de servir.


Bom apetite!!!

19 comentários:

  1. Esse doce de bolacha é uma delicia.
    Gostei das sugestôes e a mesa estava linda.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Uhmmm, deve ser delicioso
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de fazer o teste e dizer se gosta!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tem um aspecto tão bom! Certamente é uma sobremesa deliciosa!

    ResponderEliminar
  4. A sua irmã é realmente bastante talentosa para a decoração!...Quanto aos seus petiscos têm muito bom aspeto...e se bem me lembro, estava tudo muito bom! Ia jurar é que falta aqui uma das sobremesas...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai sim...? estava tudo bom sim senhora, mas isto de vires comentar como se nao fosses a minha irma ... :P

      Eliminar
  5. Adoro este doce!! A minha família sempre fazia para o Natal, este ano vou eu fazer.
    Obrigada por partilhar.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Susana! Verdadeiras delicias... que jantar maravilhoso!
    Beijinhos...
    Boas festas e um excelente Natal!
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana, vim agradecer a tua visita no meu cantinho e retribuir a tua visita!
    Gosto muito de doces com bolachas, ficou com um excelente aspecto!
    Beijinho doce e feliz 2013!

    ResponderEliminar
  8. ESTOU COPIANDA A TUA RECEITA PARA FAZER!DAQUI POR UNS DIAS JA TE DIREI SE CONSEGUI.
    TEM MUITO BON ASPECTO, DEVE SER DELICIOSO. CONHECO A TARDE DA BOLACHA MARIA? MAS O DOCE NAO.
    UM GRANDE BEIJINHO PARA TI E CONTINUA A ENVIAR UMAS RECEITAZINHAS PORTUGUESAS.

    ResponderEliminar