sábado, 16 de março de 2019

Salada de atum

Bom dia,

Hoje trago mais uma sugestão para o almoço /jantar, bem simples e cheia de sabor. Como vos disse ando a alterar um pouco os meus hábitos alimentares, pelo que receitas assim mais simples e mais saudáveis irão aparecer mais por aqui!



Desta vez a proposta é simples: fazer uma saladinha rápida e com ingredientes deliciosos para comer que é tão fácil de fazer como de comer. A ideia é fazerem um prato bem cheio, uma vez que é saudável não quer dizer que fiquem com fome!




E a minha sugestão?? Em vez de servirem no prato, coloquem a salada em recipientes maiores (para que não caia pelos lados), e aproveitem junto do vosso mais que tudo aconchegadinhos no sofá a ver um bom filme! perfeito!


Ingredientes:

sexta-feira, 8 de março de 2019

sobremesa de mirtilos paleo

Bom dia

Decidi aventurar-me no mundo das receitas doces sem açúcares processados, sem farinhas e muito mais saudáveis, e decidi começar por esta sobremesa bem simples de se preparar.



Já vi várias opções onde se trituram cajus (que foram previamente demolhados em água), e confesso que os resultados sempre me deixaram de água na boca.



Esta receita teve resultados diferentes: eu gostei bastante o o Tó não gostou. Como tivemos inesperadamente visitas em casa resolvi pôr na mesa e todos pareceram gostar (de tal forma que desapareceu). Assim sendo concluo que: ou o meu marido é muito esquisito ou tenho amigos muito simpáticos! hehehe


Ingredientes:

quarta-feira, 6 de março de 2019

Ovos com espargos e alho francês - paleo /gluten free /dairy free

Bom dia!

Hoje trago-vos uma receita que tenho vindo a fazer mais frequentemente cá por casa, e que tenho apreciado bastante. Dá para comer ao pequeno almoço, ao almoço, ou mesmo ao jantar, é muito fácil de fazer, bastante saudável e é uma boa forma de evitar o típico pão, os cereais e mesmo as massas e arroz.



Bastante saciante, e bastante rápido de se fazer, torna esta uma excelente alternativa para aqueles dias de pressa, ou aqueles dias de falta de vontade de cozinhar.




Como sabem, tenho tentado mudar a minha dieta, e uma das que mais tenho lido, e aprendido bastante, é a dieta paleo, que na prática é uma mudança de hábitos alimentares, optando por alimentos menos processados industrialmente, com menos aditivos e o mais naturais possíveis. Confesso que depois de começar a ler os ingredientes até me assustei com algumas das alternativas ditas mais "saudáveis" no mercado, mas que quando vamos a ler estão cheios de ingredientes muito pouco naturais!






Ingredientes:

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Robalo grelhado com legumes a vapor

Bom dia!


Bem sei que tenho estado mais ausente, e as pastagens no blogue têm sido escassas. Vou tentar estar mais presente aqui no meu cantinho, mas sem grandes pressões, até porque o motivo de não estar tão presente é positivo.

A verdade é que quem me segue à algum tempo sabe que sou de Viana, mas quando terminei a universidade fui trabalhar para os Açores (Ponta Delgada), onde estive 9 anos. Estava numa fase em que não me via a morar ali para sempre, mas se fosse para mudar teria de ser já.. e foi. Mudei-me para o Algarve (Albufeira) e Julho, e foi desde aí que fiquei mais ausente.



No início devia-se ao stress da mudança, e às implicações da mesma. Mas acreditem quando vos digo que a mudança não poderia ter sido mais positiva. Com excepção dos amigos que ficaram (em especial a A. e o J.), tudo o resto correu pelo melhor, e posso afirmar que já não me sentia tão bem tanto com o trabalho como em casa há muito tempo.

Com a mudança, um dos principais pontos positivos foi começar a ter as folgas em conjunto com o Tó, e com isto o tempo sozinha (e o tempo passado no pc e no blog) diminuiu drasticamente!

Para além disso estou também numa fase de tentar mudar um pouco a minha alimentação, tornando-a o mais saudável possível. E (embora ainda não completamente), tenho reduzido ou cortado nas farinhas de trigo, no açúcar, nos alimentos processados ou com muitos ingredientes muito pouco saudáveis, pelo que as comidas são também menos apelativas e mais simples...

Por isso mesmo podem contar comigo menos vezes e com receitas um pouco mais saudáveis.. :)



Ingredientes:
1 robalo escalado
Mistura de pimentos vermelho, amarelo e verde em tiras
1 molho de espargos
1 batata doce com polpa laranja
1 batata doce com polpa roxa
1 batata
sal e pimenta qb
azeite e vinagre qb

Num recipiente próprio para cozer a vapor no microondas (usei o microgourmet da Tupperware) coloque os espargos, pimentos e as batatas, tempere com sal e pimenta e coloque no microondas (sem esquecer de colocar a água por baixo) cerca de 20 minutos. Se não tiver este utensílio pode colocar uma panela com água, um passador de rede grande metálico, coloca água na panela, o passador por cima (de maneira a que não esteja submerso na água) e leve ao lume tapando com a tampa pelo mesmo tempo.
Grelhe o robalo e sirva com os legumes generosamente regados com azeite e vinagre.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Hambúrgueres com arroz e salada

Bom dia!

Como já sabem tanto eu como o Tó trabalhamos por turnos, o que faz com que por vezes preparar o jantar seja algo um pouco mais cansativo.. imaginem o que é chegar as 21.30 ou 22 ainda sem ja tar e ter de o preparar...


É nessas alturas que gosto de fazer este tipo de pratos, mais simples e super praticos e que, por bonos, dá para fazer a mais para levar na marmita que fica bom e nao da mais trabalho!



E sem mais delongas ( porque já é tarde! Hehe) fica aqui a minha sugestão para uma refeição simples e prática para o dia a dia!

Ingredientes:

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Dourada grelhada e salada

Bom dia!


Sei que não tenho publicado no blogue com tanta frequência como fazia, mas depois de uma grande mudança a verdade é que a minha vida mudou radicalmente. Entre visitas, amigos e familia, entre saidas e lidas da casa, a verdade é que o tempo que dedico à cozinha e ao blogue é bastante mais escasso, e enquanto não conseguir regularizar tudo não vos consigo prometer muitas mais receitas.

Por isso mesmo, quando cozinho e preparo comidinha para nós, tenho-me limitado a saladas e sopas, porque com tantas saídas e visitas acabamos por comer muitas coisas menos boas que tento compensar nos nossos almoços e jantares a dois.



Este é um exemplo disso, com um peixinho fresquinho que pedi para escalar, em que um deu bem para os dois e apenas acompanhado de salada fez a refeição perfeita para a noite.

Ingredientes:

domingo, 28 de outubro de 2018

Filete de pescada panada temperada com caril acompanhados de salteado de legumes

Bom dia!!

Como todos vocês sabem, trabalho por turnos. Um desses turnos termina as 21, o que acaba por se tornar muito complicado gerir a casa, nomeadamente o jantar, uma vez que chegamos tarde. Não devem ser comidas demasiado pesadas, e ao mesmo tempo devemos fazer algo rápido porque não quero ter de ir comer as 22.30 ou 23.



Esta é uma sugestão bem simples de algo rápido e prático para o dia a dia, quando não dá para fazer grandes pratos elaborados, mas que acaba por ser um prato bem saboroso e nutritivo.



E sim, nada mais pratico do que abrir pacotes.. mas porque não um saquinho de legumes para saltear, onde nada mais temos que legumes, e um pacote de filetes que podem ser feitos no for o? Ainda que estejamos a abrir pacotes, estamos a abrir algo mais saudável que um pacote de pizza ou lasanha ;)

Ingredientes: