quinta-feira, 16 de junho de 2016

Coq au vin em fotorreportagem - Multicooker

Bom dia!

Após ter sido desafiada a criar uma receita na Multicooker da Redmond para o Euro 2016, onde a ideia era cozinhar uma comida típica de um dos países que fizessem parte integrante do Euro,  não resisti a fazer uma pequena homenagem à comidinha Francesa.


Afinal este ano o Euro é em França, e é precisamente este o país onde vive metade da minha família. Como vocês já sabem, a minha família é enorme e bastante unida e sim, por isso acaba por ser na França que tenho mais um pedacinho de mim.



Poderia ter elegido a nossa vasta e deliciosa gastronomia para homenagiar neste desafio... mas isso acabo por fazê-lo quase todos os dias nos meus posts de dia a dia, onde cozinha com toda a alma e coração de uma cozinheira portuguesa... por isso porque não dar asas à imaginação e cozinhar algo com o meu pedacinho francês?



O resultado ficou uma verdadeira tentação, com a carne a desfazer-se, o molho a estimular os sentidos e a imaginação a voar pelas minhas memórias de infância, onde comia este pratinho directamente na casa das minhas tias e tios...



Mas não é por isso que vou deixar de torcer pelo meu país... por isso, enquanto saboreio esta bela comidinha grito... Força Portugal!!!


Estou a participar no passatempo de cozinhar com o futebol da Redmond! I am a participant of Cooking Football from Redmond!!!


Ingredientes:

2 cochas, sobrecochas e asas de frango
3 folhas de louro
Sal grosso
moinho de 5 pimentas
1 cebola
4 dentes de alho
1 fio de azeite
1 colher de sopa de concentrado de tomate Compal
Tomilho qb
1 tomate
1 cenoura
200ml de vinho tinto
tiras de pimento vermelho e verde
1 lata de cogumelos laminados Compal
100g de bacon
mistura de 1 colher de margarina com 2 colheres de farinha de trigo

Coloque os pedaços de frango na taça da Multicooker junto com o fio de azeite, sal e pimenta.



Com o cortador de legumes da Borner corte a cebola (lamina V e laminas de tiras grossas) o tomate (lamina V e lamina de tiras grossas) e cenoura (lamina em v fatias finas e descascada com descascador Borner) e junte tudo.




Acrescente as folhas de louro e o concentrado de tomate e deixe umas horas.


Numa frigideira coloque um fio de azeite e deixe dourar o frango de ambos os lados voltando a colocar na multicooker e, de seguida, doure o bacon reservando num recipiente.


Junta na taça da multicooker as tiras de pimentos e programe 1 hora e 50 minutos no STEW e deixe cozinhar.


Quando faltarem os 50 minutos acrescente o vinho tinto, os cogumelos, o bacon e a polpa de tomate, a mistura de margarina e farinha e deixe até terminar o tempo.


Sirva com arroz branco e salada de alface.





Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

5 comentários:

  1. Que óptima homenagem, está com excelente aspecto! Por coincidência, este prato foi o meu almoço ontem, nunca tinha comido e adorei, mas foi feito da forma tradicional ;)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Para mim acho este prato fabuloso! Mham!

    Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Foi uma boa escolha, que te fez sair um pouco do costume e cozinhar um pratinho delicioso! Ficou com um aspeto incrível :)

    ResponderEliminar
  4. Esse multicooker parece ser muito interessante, deve ser bom para fazer arroz para sushi... será?

    ResponderEliminar