quarta-feira, 20 de março de 2019

Bolo de chocolate e laranja paleo

Bom dia,

Depois de ler bastante sobre o assunto, cheguei à conclusão que numa alimentação mais cuidada a farinha de trigo e o açúcar refinado são dois grandes inimigos, que devemos evitar ao máximo. Mas com isso não quer dizer que vão desaparecer os bolos das nossas vidas!



Assim sendo, e inspirando-me num bolo que a minha grande amiga Arminda costumava fazer para mim (de chocolate e laranja), resolvi inventar um pouco na cozinha, e tentar a minha sorte num bolinho destes, mas sem esses dois grandes vilões.


Ficou perfeito, alto e fofo, e doce qb. Perfeito para um fim de semana guloso, um aniversário, para levarem para alguma festa, ou mesmo só porque vos apetece comer um bolinho, sem contar calorias, mas sabendo que não estão a comer os vilões de hoje em dia!





Ingredientes:

6 ovos
200g de chocolate com 70% cacau
100g de manteiga com sal
3 tâmaras medjool
raspa de 1 laranja
1 chávena de farinha de amêndoa         (1 cup - 250ml)
1/2 chávena de leite de coco                 (1/2 cup - 125ml)
1/2 chávena de farinha de côco            (1/2 cup - 125ml)
1/2 chávena de polvilho doce               (1/2 cup - 125ml)
1 colher de chá de fermento
1/4 chávena de xarope de ácer             (1/4 cup - 60ml)
1 colher de chá de aroma de baunilha


Num recipiente coloque as tâmaras (sem o caroço) e cubra com água quente. Deixe demolhar cerca de 30 minutos e depois triture.
Separe as gemas das claras e bata bem as gemas (cerca de 10 minutos), até começarem a dobrar o volume e ficarem mais fofas. Junte a raspa de laranja e continue a bater.
Numa panela junte o chocolate em pedaços e a manteiga e derreta tudo, em lume brando, até ficar sem pedaços de chocolate. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco, e junte ás gemas batendo sempre até ficar bem incorporado. Acrescente o leite de coco, o aroma de baunilha, as tâmaras trituradas e o xarope, batendo sempre. Por fim junte as farinhas e o fermento e bata tudo muito bem.
Bata as claras em castelo e envolva com o preparado anterior.
Numa forma coloque em baixo papel vegetal e unte as laterais com manteiga e cacau em pó. Coloque a massa e leve ao forno pré-aquecido a 170 graus (com ventoinha em cima e em baixo) e deixe cozer até o palito sair seco.




Espero que gostem,
Beijinhos,
Su



2 comentários:

  1. Gosto da combinação de laranja e chocolate, deve ter ficado delicioso.

    ResponderEliminar
  2. Bem guloso certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar