terça-feira, 19 de setembro de 2017

Bife à regional com batatas (São Miguel)

Bom dia!

Quem já veio a São Miguel sabe bem que a qualidade da carne cá é inigualável. De tal forma as vaquinhas são felizes que não poderia deixar de se notar na qualidade da carne que consumimos por cá.



Assim sendo um dos principais e melhores pratos que podemos comer por cá é o famoso bife à regional. Um prato que se encontra em qualquer restaurante na ilha, mas que é bastante famoso no restaurante Associação Agrícola. E eu sou fã assumida do restaurante, da qualidade da carne á e deste famoso bife em particular.



Como tive visitas, mal me questionaram o lugar onde poderiam comer bem falei logo no bife.. e fiquei com pena de não poder ir lá. E foi assim que resolvi testar e fazer em casa.. e não é que ficou bom? Segundo o Tó dá uma abada a alguns restaurantes! Claro que não é igual ao da Associação.. mas acreditem que para aquela vontade satisfez e ficamos os dois contentes! hehehe




Ingredientes:
2 bifes (de boa qualidade)
Sal grosso
Pimenta da terra (pasta)
Pimenta da terra em vinagre (tiras)
250 ml de vinho branco
1 dente de alho laminado
4 dentes de allho esmagados
2 folhas de louro
50g de margarina
óleo qb
2 ovos



Comece ppr temperar os bifes com 1 colher de pimenta da terra, sal e vinho branco (50ml) e deixe marinar algum tempo. Com o cortador de legumes da Borner (lamina em V e fatias grossas) e o descascador de legumes da Borner descasque e corte as batatas em palitos grossos. Seque bem as batatas e coloque na cuba da Actifry com 1 colher de óleo programando 25 minutos.
 Numa frigideira alta coloque um fundinho de óleo, deixe aquecer e coloque os bifes, fritando de ambos os lados até ficarem a gosto. Retire para um prato (tape com papel de aluminio) e no mesmo óleo coloque os ovos, tape e deixe até ficarem no ponto. Coloque cada ovo por cima dos bifes e volte a tapar com o papel de alumínio para manter quente. Na frigideira (ainda com o mesmo óleo) junte o restante vinho branco, os alhos, o louro e 2 colheres de sopa de pimenta da terra moida e deixe apurar, mexendo bem. Acrescente a manteiga e as tiras de pimenta da terra e deixe mais uns minutos até obter um molho mais espesso. Coloque os bifes com o ovo e as batatas no prato e regue com o molho por cima.




Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

5 comentários:

  1. Este é daqueles pratos que quem vem aos Açores come e não esquece! Está tão apetitoso! Não como há imenso tempo e fiquei a salivar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O bife à regional da ilha de São Miguel não leva pasta de pimenta, não é marinado, é temperado só com sal na hora de ir à frigideira com um fio de azeite, deve ficar mal a médio passado, as tiras de pimenta são salgadas e não em vinagre. O vinho só entra depois do bife frito e deve fazer chama e deixar evaporar.

    ResponderEliminar
  3. Não se pode de todo dizer que esta è a 'receita' so bife à regional... E uma receita de bife... À regional e que nao... Sem desmerecer, naturalmente, esta receita tem bom aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Esta receita é da terra, e pego na receita e nos comentários, vou fazer um bife a São Miguel, no fim de semana. Adorei. Abraços

    ResponderEliminar