sexta-feira, 2 de junho de 2017

Tarte de limão sem gluten nem açúcar

Bom dia:

Tal como vos tinha dito ando de olho no site Living Healthy With Chocolate, um site bastante apelativo onde a blogger faz petiscos sem açúcar, sem gluten e sem uma data de coisas más.. mas que todas as receitas têm um aspecto delicioso!



Assim que vi esta receita de tarte de limão, e sendo eu fã incondicional de limão, não resisti a testar.. e não é que não podia ter corrido melhor?



Gostei imenso da consistência, gostei imenso do sabor intenso a limão.. fiz poucas alterações e gostei tanto que já ando com ideias para alterar mais coisas.. algo como.. e se fizer de chocolate? e se juntar fruta? e se... huuummm



Ingredientes:

(base)
225g de amêndoa moida
2 colheres de chá de farinha de coco
4 colheres de chá de óleo de coco
100g de mel
1 pitada de sal





(creme)
Sumo e raspa de 2 limões
1 lata de leite de coco
300g de cajus
190g de mel
1 saqueta de agar agar
1 colher de chá de essência de baunilha




(cobertura)
1 lata de leite de coco - que esteve no frigorífico de um dia para o outro
1 colher de chá de mel


Coloque os cajus em água e deixe de molho durante 1 hora.
Misture bem todos os ingredientes da base, coloque numa tarteira, acalque bem e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.
Num recipiente junte o sumo e as raspas de limão com 1/2 lata de leite de coco e e o agar agar e deixe de lado. No copo da Yammi 2 coloque os cajus (bem escorridos), o restante leite de coco e o mel e o aroma de baunilha e programe 4 minutos na vel 5 e aumente até a 8. Verifique a consistência e volte a fazer o mesmo até obter uma mistura suave. Coloque a mistura de limão e agar agar ao lume até dissolver bem o agar agar, deixe arrefecer um pouco e coloque no copo da Yammi, voltando a programar 1 min na vel 5 até ficar tudo bem misturado. Deixe arrefecer dentro do copo da Yammi cerca de 20 minutos e coloque por cima da base, levando ao frigorífico.
Abra a lata de leite de coco que, como está bem fria, fica em duas camadas. Retire a camada superior (tipo creme) e deite fora a água restante. Coloque no copo da Yammi 2 (bem lavado) o misturador, coloque o creme de coco junto com o mel e programe 3 minutos na vel 4 até obter uma espécie de natas. Coloque por cima e leve ao frigorífico até servir.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su


1 comentário: