Cá por casa somos fãs de bacalhau de todas as maneiras possíveis: seja assado, grelhado, frito ou estufado.. seja em massas, arroz, batatas, grão.. seja de que maneira for, se é bacalhau vê-se logo os sorrisos a crescer.
Assim sendo não preciso de muita persuasão para fazer um prato de bacalhau.. e bastou a minha irmã ter-me falado que tinha feito um bacalhau à Gomes de Sá lá em casa para ficar cheia de vontade de o fazer também...
Mas, e como sempre cá por casa, não ficou um bacalhau tradicional, já que resolvi juntar umas coisinhas a mais.. Seja a batata doce roxa, que depois de experimentar fiquei fã, seja o pimento vermelho, que gosto imenso e já estava à algum tempo no frigorífico... a verdade é que o prato ficou tão bom e tão colorido que dava logo vontade de provar.. e acabar com a travessa! hehehe
Como a ideia era fazer uma refeição rápida (afinal começar a fazer o jantar às 21.20 já é bem tarde), não dispensei a ajuda da Borner, seja a descascar e cortar as batatas em rodelas grossas, seja a cortar a cebola para a cebolada em rodelas finas.. perfeitas!
Ingredientes (2 /3 pessoas):
1 lombo de bacalhau do atlântico - Pescanova
1 batata doce roxa
2 batatas vermelhas
2 ovos
1 cebola grande
1/2 pimento vermelho
3 folhas de louro
4 dentes de alho
Azeite qb
Flor de sal Necton - Marnoto
Azeitonas (usei verdes com pimento)
salsa fresca
Com a ajuda do descascador da Borner descasque as batatas e depois com o cortador de legumes (lamina em V e fatias grossas) corte as batatas em rodelas grossas. Coloque numa panela o bacalhau, as batatas às rodelas e os ovos e deixe cozer tudo junto. Quando a faca conseguir cortar a batata (antes de se desfazer mas que não dê grande resistência) retire as batatas. Retire o bacalhau e desfie, retirando pele e espinhas. Num pirex coloque as batatas e o bacalhau e reserve. Com o cortador de legumes da Borner (lamina V fatias finas) corte a cebola em rodelas finas. Acrescente as tiras de pimentos, o louro, os alhos picados e bastante azeite, tempere com sal e deixe cozer até a cebola dourar. Misture bem com as batatas e o bacalhau e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 15 minutos. Retire do forno e espalhe os ovos às rodelas, as azeitonas e a salsa picada.
Espero que gostem,
Beijinhos,
Su
Uma versão bem interessante eu adoro batata doce.
ResponderEliminarFicou com muito bom aspecto.
Boa semana
Não me lembro de comer bacalhau à Gomes de Sá!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Gosto tanto de bacalhau à Gomes de Sá,...tenho que fazer novamente!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/