sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Bolo de claras, laranja e frutos secos

Bom dia!

Sempre que uso só gemas vou guardando as claras no congelador em frasquinhos onde marco o número de claras que tem.. e quando quero usar é só descongelar!


Dando uma "volta" ao meu congelador resolvi que tinha um frasquinho com 8 claras a precisar de ser usado.. e nada melhor do que fazer um bolinho com elas! Deixei descongelar.. fui ver o que podia juntar.. e pois claro, para mim nada melhor do que juntar frutos secos!



Fica um bolo super fofo e delicioso, perfeito para o lanche! E uma vez mais pude contar com a Assistent da Electrolux.. e acreditem que não quero outra! Perfeita tanto a fazer a massa do bolo como a bater as claras.. e tudo isto sem eu ter de agarrar na máquina! hehehe



Ingredientes:

125g de margarina a temperatura ambiente
250g de açúcar
sumo de 1 laranja
50g de óleo
200g de mistura de frutos secos triturados (nozes, cajus e avelãs)
190g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
8 claras
1 pitada de sal



Na taça grande da Assistent bata a margarina com o açúcar até obter uma mistura fofa. Junte o sumo de laranja e o óleo e bata continuamente. Acrescente a farinha e o fermento e bata bem até obter uma mistura bem consistente e reserve. Coloque as claras na taça pequena com o sal, lave e seque bem o batedor de arames e bata na vel 6 e aumente até à 9 até as claras ficarem em castelo. Envolva os frutos secos no preparado anterior e junte pouco a pouco as claras, envolvendo com uma colher de pau até obter uma mistura consistente. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus numa forma untada com margarina e farinha até o palito sair seco.


Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

3 comentários:

  1. Cada vez mais, aprecio este tipo de bolo simples e delicioso!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos com claras, este ainda leva frutos outra coisa que adoro em bolos.
    Ficou com certeza uma delicia.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. A leveza dos bolos com claras conquista-me logo! Esse ficou mesmo fofo :D

    ResponderEliminar