terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Panado de frango com ovo, queijo e arroz

Bom dia!

Hoje trago uma refeição que gosto imenso e quase nunca faço! (Aliás segundo o Tó ele diz que eu nunca fiz, que dá bem para verem que é mesmo raro fazer este tipo de comidas).



E porque não faço? Nem eu sei muito bem, mas como quase 80% das refeoições cá de casa são de peixe, tenho tendência a usar a carne simples grelhada ou numa massa e acabo por não fazer este tipo de panados.



No entanto quando tirei o peito de frango do congelador para descongelar e comecei a pensar o que fazer imediatamente me lembrei de o partir em dois bifes, afinal o peito de frango era grandinho. Mas olhando para eles achei que precisavam de qualquer coisa extra.. porque se os fizesse simples iamos passar uma fominha! hehehe



Assim comecei a fazer os panados e o Tó pergunta.. vais fazer ovos? Olha que bela ideia.. panados com queijo o ovo com um arrozito simples seria com toda a certeza uma refeição que iria agradar.. e assim foi! Ficou muito boa!



Ingredientes:

(para o arroz)
3 dentes de alhos esmagados
1 fio de azeite
1 pitada de sal
1 copo de arroz carolino das lezírias ribatejanas Bom Sucesso
2 copos de água

(para os panados)
1 peito de frango grande
2 alhos picados
4 colheres de sopa de vinho branco
1 pitada de sal
1 ovo batido com 2 colheres de sopa de leite
pão ralado qb
azeite qb



(acompanhamento)
2 ovos´
fatias de queijo de são pedro



Comece por  cortar o frango em dois bifes e temperar o peito de frango com os alhos picados, o sal e o vinho branco.
Numa panela coloque os alhos esmagados e o fio de azeite e deixe refogar. Acrescente o arroz e o sal, misture bem e junte a água deixando cozinhar. Quando a água estiver quase toda absorvida tape bem e deixe descansar.
Num recipiente coloque 1 ovo batido com o leite e noutro recipiente coloque o pão ralado. Passe os bifes de frango pela mistura de ovo, pelo pão, novamente pelo ovo e por fim pelo pão. Numa frigideira coloque o azeite e deixe cozinhar os panados de ambos os lados até ficarem dourados. Retire e prepare os 2 ovos estrelados.
Sirva os panados com as fatias de queijo por cima e os ovos estrelados sobre o queijo acompanhados de arroz.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

4 comentários:

  1. Esse ovo está mesmo apetitoso! Otima refeição! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem palavras!!!Uma receita extraordinária!!!!

    ResponderEliminar
  3. Também não costumo fazer, mas de vez em quando sabe bem! E parece-me que o frango estava mesmo a pedir-te para fazeres panados :) O prato ficou maravilhoso!

    ResponderEliminar