quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Bolo de abóbora e nozes

Bom dia!

Hoje trago mais um bolinho bem simples mas cheio de coisas boas. Depois do Tó não se calar por semanas em relação ao meu bolinho de cenoura e frutos secos resolvi fazer mais um, bem simples e inspirado nesse.



O problema? Não tinha cenouras.. mas antes tinha um pedaço de abóbora no frigorífico a precisar de ser usado.. e porque não fazer um bolinho dentro do mesmo gênero do outro? E para ficar ainda mais bonito resolvi utilizar uma das minhas formas favoritas que parece quase uma coroa! Digam lá se não fica lindo? A forma é d'A Metalúrgica Bakeware Production.



Assim que o Tó viu perguntou logo.. é de cenoura? e eu.. pois claro que sim! Ele provou, aprovou e disse logo que estava óptimo! E depois de saber que afinal era de abóbora...?  Disse que nunca adivinharia.. pois sabia a bolo de cenoura! hehehe



E se a Assisntent da electrolux foi uma importante ajuda no bolo de cenoura.. também o foi neste de abóbora.. e sem dúvida será em quase todos os meus bolinhos caseiros! afinal a tarefa fica sem dúvida muito mais facilitada com esta preciosa ajuda!



Ingredientes:

5 ovos
2 chávenas de chá de açucar
1/2 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de amêndoa moida
1 pedaço de 400g de abóbora
Raspa de 1 limão
2 chávenas de chá de farinha com fermento
1 chávena de chá de nozes picadas
margarina e farinha para untar qb



Retire a casca da abóbora, corte em pedaços e leve a cozer numa panela em água abundante com sal. Quando estiver cozida retire a água e passe com a varinha mágica até ficar um puré e deixe arrefecer. Nas taças da Assistent separe as gemas numa e as claras na outra. Reserve as claras e junte o açúcar às gemas batendo bem cerca de 10 minutos até obter um creme fofo (vá retirando a mistura das laterais e juntando ao centro de modo a que fique uniforme). De seguida junte, sem parar de bater, o óleo, a amêndoa e a abóbora com a raspa de limão e bata tudo junto, reservando. Bata as claras em castelo e alterne na massa as claras junto com a farinha peneirada mexendo sempre até ficar tudo bem incorporado. junte as nozes e coloque numa forma (da metalúrgica) já untada com manteiga e farinha e leve ao forno a 180 graus pré-aquecido (com ventoinha e resistência de baixo) até o palito sair seco.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

2 comentários:

  1. Tem tão bom aspeto...fiquei com vontade de experimentar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Foi uma boa ideia, adoro bolos com abóbora! Fiquei curiosa com esse, a textura agradou-me :)

    ResponderEliminar