sexta-feira, 15 de maio de 2015

Tarte de maçã com creme de custard

Bom dia!

Um dia destes estava a pensar fazer uma quiche e, sem pensar (nem olhar) toca de abrir o frigorífico e abrir uma embalagem de massa quebrada. No entanto quando comecei a desembrulha-la reparei que era diferente das que costumava comprar... Vai daí fui à embalagem ver... e eis que me deparo com uma massa areada, que pelo aspecto e cheiro de certeza deveria ser para doces....


Ai ai ai, e agora? A comida rapidamente me decidi por outra coisa.. mas e o que fazer com a massa aberta? Olho para a fruteira: só maças.... olho para a dispensa: farinhas, féculas, etc.. hummm uma tarte de maça com custard? porque não?



Uma vez mais contei com a preciosa e já indispensável ajuda do cortador de legumes da Borner (com a lâmina em V em fatias grossas) para cortar as maças de forma simples e eficaz, e rápidamente fazer uma tarte bem simples que ficou uma verdadeira tentação!



A receita surge de uma conjugação de várias receitas e ideias que vi na net sendo ESTA do blogue Hoje para Jantar a maior inspiração.



Digam lá se não foi um bom uso da massa??

Ingredientes:

1 base de massa areada
400ml de leite
200ml de natas
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha custard
5 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de maizena
1/2 limão
3 maças
canela qb
açúcar amarelo qb



Misture bem o leite com as natas e o ovo, acrescente a maizena e a custard com o açúcar, misture bem e coloque num tacho, mexendo sempre, até engrossar. Coloque a massa areada numa tarteira e verta o preparado por cima.
Descasque e tire o caroço das maçãs, colocando um pouco de sumo de limão para não oxidarem, corte a meio e com o auxílio do cortador de legume da Borner (com lâmina em V e fatias grossas) corte as maçás em fatias. coloque um pouco de sumo de limão por cima (e misture por todas as fatias) e disponha as fatias sobre o creme. De seguida polvilhe com canela e açúcar amarelo e leve ao forno cerca de 40 minutos a 180 graus até a base ficar bem cozida e as maças ficarem cozinhadas).



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

10 comentários:

  1. Que tarte gulosa! Adoro tartes com maçã!

    ResponderEliminar
  2. Excelente escolha, e com a Borner, claro, muito mais rápido e prático de fazer!
    Ainda tens uma fatia para mim? :)

    Beijinhos!
    http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hummm que delicia, as vezes me deparo com essas questões também, e com o que tem na geladeira acaba-se fazendo delicia como essa. Adoro tarte de maçãs e com creme custard claramente ficou deliciosa. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  4. Adoro tartes de maçã e essa deve ser uma maravilha

    ResponderEliminar
  5. Ando há muito tempo à procura de uma receita de tarte de maçã que não leve só maçã ^~ fiz algumas experiências mas o creme fica quase sempre muito doce acho que crias-te a combinação perfeita e eu agora vou fazer esta tarte linda :D

    http://www.therasiathecook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Foi um maravilhoso uso da massa! ;)
    Gosto muito deste tipo de tartes... Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O cortador de legumes chama-se Mandolina!!!!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde! Eu sei disso, no entanto a Borner tem como nome de facebook " Borner Cortador de legumes"! Assim sendo estou a chamar aquilo que a própria marca chama à sua mandolina.

    ResponderEliminar