Há muito que já não fazia bolachinhas caseiras e confesso que já estava a ficar com saudades... São bem melhores que as compradas, são feitas por nós, sabemos o que elas levam e ficam deliciosas! O único problema que vejo é que desaparecem num abrir e fechar de olhos!
Vi esta receita no livro receitas de família para momentos especiais da Julie Deffense e ficou logo debaixo de olho.. afinar a conjugação do sabor a laranja com as especiarias não poderias ser mais perfeita!!!
Uma vez mais não posso deixar de sublinhar o papel importante que a Assistent da Electrolux desempenhou nesta receita! A grande vantagem que hoje vos apresento está nos 3 batedores que vêm com ela : batedor de arames, de ganho e plano. Nesta receita optei por usar 2 deles: o de arames para bater todos os elementos e o plano para acrescentar a farinha e incorpora-la na massa... obtendo assim a consistência perfeita para realizar estas bolachinhas!!!
Resolvi também testar o ralador de cruezas da Borner para ralar a casca da laranja... e fiquei completamente abismada com a sua eficácia!!! Confesso que não estava nada à espera! Tem dois lados: um mais grosso que é um ralador convencional sem lâminas e um mais fino que é um raspador fino para as cascas de citrinos.. Eu testei dos dois lados (metade da laranja com o ralador grossoe metade com o raspador fino), obtendo assim dois tipos de raspa de laranja uma mais fina que dá apenas o sabor e uma mais grossa que dá ligeiros salpicos de cor às bolachas! Perfeito!
Deixo-vos com a receita:
Ingredientes:
400g de farinha
1/2 colher de chá de canela Suldouro
1/2 colher de chá de cravinho em pó Suldouro
1/2 colher de chá de noz moscada Suldouro
1/2 colher de chá de flor de sal Necton - Marnoto
225 g de manteiga em sal
85g de queijo Philadelphia
145g de açúcar
1 ovo
1/2 colher de chá de essência de baunilha Vahiné
raspa de 1 laranja
Misture num recipiente a farinha com as especiarias e o sal e reserve.
Na Assintent bata a manteiga com o queijo, junte o açúcar, o ovo, a essência de baunilha e a raspa de laranja e bata bem até ficar tudo bem incorporado (na vel 6). Substitua o batedor de arames pelo batedor plano, diminua a velocidade e junte a mistura de farinha e especiarias aos poucos e deixe até ficar tudo bem incorporado.
Divida a massa em dois, coloque em película aderente e leve ao frigorifico cerca de 2 horas até ficar bem refrigerada. Coloque a massa no dispara-biscoitos e faça os seus biscoitos por cima de um tapete de silicone. Leve ao forno pré-aquecido a 180g até ficarem dourados e repita o processo até terminar a massa.
Espero que gostem,
beijinhos,
Su
Já comia!
ResponderEliminarhttp://amostras-passatempos.blogspot.pt/
gosto bastante também de bolachas caseiras sabemos sempre o que leva, essas estão com muito bom aspeto mesmo.
ResponderEliminarwww.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt
Mas que lindos estão esses biscoitos, tão apetitosos!
ResponderEliminarTão bom, bolachinhas caseiras
ResponderEliminarFicaram tão lindas! Saborosas e bem crocantes de certeza. hummmmmmmm
ResponderEliminarQue apetitosas ficaram, devem ser uma delícia :) bj
ResponderEliminarCá por casa adoramos as bolachas caseiras e essas tem um aspeto divinal 😉
ResponderEliminarCriandocomamorculinaria.blogspot.pt
Ficaram umas bolachas lindas e com sabor que adoro
ResponderEliminarbj
Concordo com você Susana, tudo que fazemos em casa é bem mais saboroso e confiável. Aqui em casa essas bolachinhas não durariam muito. Atacam só pelo aroma. Lindas. Beijinhos
ResponderEliminarQue bela receita, adorei.
ResponderEliminarBjos tenha um ótimo dia.
Olá,
ResponderEliminarAs bolachas estão muito apetitosas e gosto muito dos sabores que encerram ! :)
Beijinhos
A combinação de laranja com especiarias nunca falha, e eu gosto muito deste tipo de bolachas! Também já tenho saudades de fazer :)
ResponderEliminarDevem ser boas mas super calóricas, muita manteiga.
ResponderEliminar