terça-feira, 22 de julho de 2014

Chicharros fritos à moda da A. com batatas e vagens

Bom dia!!!

Hoje a refeição que trago devo-a uma vez mais à minha grande amiga, que já vos falei várias vezes, a A, e  um acontecimento bastante engraçado!!
A A. volta e meia lembra-se de me oferecer coisas da terra dela, sejam batatas, favas, vagens, etc... Diz ela que não há produtos mais frescos e melhores, e que para quem gosta de cozinhar deve fazê-lo com produtos de qualidade. Assim sendo consigo aproveitar o que de melhor a terra Açoreana tem para oferecer, sejam os produtos em si, seja a simpatia das pessoas de cá.



Desta vez, para além de umas batatinhas e de umas vagens de feijão verde da terra, a A. decidiu que tinha de me dar uma cavala fresquinha que tinha no conjelador (já arranjada). Segundo ela o pai tinha-lhe oferecido duas fresquinhas fresquinhas, e ela arranjou as duas e uma era para nós! Convém dizer que esta história se passou já tarde, cerca da 1 da manhã, e quando ela foi buscar me arranjou a dita cavala num saquinho.
No dia que decidi preparar tirei o saquinho e deixei a descongelar pela manhã...e quando chego a casa e abro o saco vejo imensas cabeças pequninas a olhar para mim! Então não é que a A. se enganou e me deu chicharros???  Toca a ligar para ela... e depois de uma boas gargalhadas eis que ela me diz para fazer bom proveito! E se não fiz! Chicharrinhos fritos como a A. me ensinou com umas batatinhas e uma vagens caseirinhas deliciosas!
E como se a receita é típica de cá não pode faltar a Pimenta da Terra, a Azores Gourmet fez-me companhia nesta deliciosa refeição!


A receita:
Chicharros arranjados descongelados
Sal grosso
farinha de milho
óleo qb
batatas caseiras
vagens de feijão verde caseiras
2 cebolas
3 dentes de alho
1 fio se azeite


Comece por cozer as batatas em água e sal. Entretanto tempere os chocharros com sal grosso e deixe repousar. Retire as batatas e parta em pedaços. Numa frigideira coloque a cebola em rodelas, os alhos e as vagens com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta da terra e deixe refogar tudo junto acrescente as batatas, misture e deixe uns minutos.. Passe os chicharros por farinha de milho e frite em óleo bem quente e sirva com as batatas.


Espero que gostem!

Beijinhos,
Su

5 comentários:

  1. Mas que bonitinhos que ficam assim, sortuda amiga, bjokas

    ResponderEliminar
  2. Esse peixe frito ficou com um ótimo aspecto, certamente está muito saboroso!
    A Monte Alegre tem sugestões incríveis para você e suas receitas. Visite nosso site.

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  3. Que delicia, fizestes uma bela refeição, isso acontece, quando congela a gente se perde.
    Bjos tenha um ótimo dia.
    Anajá

    ResponderEliminar
  4. Uma refeição deliciosa.
    Mas, para não me acontecer destes enganos, e porque já me aconteceram muitos, identifico todas as embalagens que congelo, não só com o conteúdo mas também com a data. A minha arca congeladora é vertical e com gavetas o que facilita a arrumação. Normalmente tenho gavetas específicas para determinados alimentos, separando as carnes, dos peixes dos legumes, dos pratos já cozinhados como é o caso das sopas...
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. HO..BLOG ABENÇOADO..HUM..

    Que delícia de espaço...amei
    te seguindo aprova-me desejo voltar.
    hum cada receita hem.....
    desejo uma semana cheia de alegrias....

    Beijos

    ResponderEliminar