quinta-feira, 2 de abril de 2020

Citrina - Oriana

Bom dia,

Todos sabemos que estamos a atravessar uma fase muito complicada no mundo. Nada fazia prever que iríamos ter de combater uma pandemia, que iríamos ter de nos afastar uns dos outros, que iríamos ter de ficar em casa.



A verdade é com com tudo isto, e embora tenha bastante tempo para fazer varias receitas, e embora, felizmente, para já os que me são mais próximos tem conseguido manter-se a salvo, estas notícias deixaram-me mais em baixo.
Aliado a isso no inicio deste ano, a 22 de Janeiro, o meu gatinho, o meu companheiro de 4 patas 🐾 que foi o meu fiel amigo durante 10 anos partiu sem justificação, sem ninguém contar, e deixou-me bastante triste. Por isso mesmo não tenho conseguido dar ao blogue a atenção que merece.



No entanto, o que me tem deixado alegre, o que me tem deixado entretida e o que eu tenho gostado imenso de tratar e cuidar é da minha nova aquisição, a Oriana.

Já conhecia a marca ainda morava nos Açores, e sempre achei fantástico haver pequenas arvores de fruta que dão fruta comestível e que são para estar em casa!



Sempre foi o meu sonho viver numa casa em que pudesse ter um limoeiro e uma laranjeira. Como cresci numa casa com árvores de fruto, sempre sonhei um dia ter as minhas e poder sair para o jardim e ir buscar o meu limão, a minha laranja directamente da árvore. A verdade é que nos mudamos para o Algarve, compramos a nossa primeira casa, e sendo num condomínio consegui que plantássemos um limoeiro, uma laranjeira e ainda de bónos uma nespereira e um abacateiro! Fantástico! Mas e eu ter a minha àrvore? E porque não uma mini?

Deparei-me novamente com a Citrina enquanto mexia no facebook, e comecei a lei sobre as variedades que tinham, sobre o mercado, sobre como surgiu a marca.. e quanto mais lia mais me apaixonei pelo conceito. E com a casa de produção tão perto de minha porque não ir lá? Convenci o To e la fomos nós, numa das nossas folgas em Fevereiro.
Fiquei encantada com as variedades disponíveis, e as mini árvores de fruta. Tinha intenção de ver em especial os limoes - ou melhor a Lisa e a Lyvia, e os kumquats - com as variedades Ophelia, Osha e Oksana. Achei interessante saber mais, saber que ha diferenças incluido na doçura, etc.








Em Relaçao à Oriana o mais interessante que achamos foi dar frutos o ano todo, os frutos aguentarem maduros durante 6 meses e ter flores e frutos sempre. E embora tenha sido eu a convencer o Tó a irmos, ele gostou tanto da Oriana que foi ele que me convenceu a escolher e comprar esta. E ainda quis trazer o vaso da Citrina, que embora seja uma opção mais casa (sem o vaso sai mais em conta) ele disse que já que era para levar devíamos levar como deve ser! Hehe Escolhemos uma com frutos verdinhos e neste monento já tenho vários bem laranjinhas! É uma fruta bem azeda, lembra um pouco o limão.



Como neste momento não podemos sair de casa, a casa de produção está fechada, mas parece-me que ainda fazem entregas. Achei que mais alguém poderia ter interesse e quis partilhar convosco.

Eu ainda quero ver se consigo ter uma das kumquats - a mais doce mas já não me lembro qual era, a Lisa ou a Lyvia e, depois de a conhecer ao vivo, a Lamai, que embora não dê frutos as suas folhas podem ser usadas na comida! Lembra-me por exemplo o louro, mas tem um cheiro tão diferente!!


Enquanto não tenho mais nenhuma vou-me contentando a tratar dela ;) espero poder trazer alguma receita com o seu fruto! O que vos parece?

O que vocês acharam? Já conheciam?

Deixo-vos o site :

https://www.citrina-plants.com/pt/

Beijinhos,
Su

Sem comentários:

Enviar um comentário