terça-feira, 25 de junho de 2019

Creme de tomate e pimentos assados com ovo escalfado

Bom dia,

Como sabem gosto de ver alguns programas do 24kitchen, e os da Filipa Gomes não são excepção.  Gosto principalmente de retirar ideias para refeições, e esta chamou-me a atenção por ser uma sopinha bem simples de preparar, em que os legumes sao assados, o que os torna melhores, e é uma refeição mais leve, sem batatas, nem arroz, nem massas (que ando a evitar).

 


Como o Tó tinha comprado alguns tomates e pimentos, achei boa ideia preparar esta sopinha para nós. E embora a receita não seja igual à da Filipa (não só não anotei, como gosto de fazer commo que tenho em casa sem ter de me preocupar com ingredientes que possa não ter), ficou excelente tanto de aspecto como de sabor! A repetir, sem dúvida!



Ingredientes (4 pessoas):

5 tomates
2 pimentos vermelhos
1 pimento verde
1 cebola
5 dentes de alho
2 folhas de louro
Flor de sal
1 fio de azeite
1 colher de sopa de mel
Vinagre qb
Cebolinho
Pimenta qb
4 ovos



Comece por aquecer o forno a 180graus (cima e baixo com ventoinha). Lave bem os legumes. Corte os tomates em gomos e espalhe num tabuleiro de ir ao forno. Corte os pimentos em 2, retire as sementes internas e coloque no tabuleiro, corte a cebola e junte aos restantes ingredientes. Em relação aos dentes de alho lave (sem retirar a casca) e coloque no tabuleiro juntamente com as folhas de louro. Tempere tudo com o azeite, o vinagre, a pimenta e o cebolinho, misture bem, e leve ao forno cerca de 50 minutos (a meio da cozedura tapei com papel de alumínio para não queimar.
Quando terminar retire do forno e descarte as folhas de louro e as cascas dos alhos, retire a pele dos pimentos e coloque tudo num robot de cozinha - coloquei na Yammi2 - (ou numa panela para passar com a varinha). Junte um pouco de água, o mel, e triture tudo - coloquei 1 minuto na vel 4 até à vel 8). Verifique a consistência e se necessário acrescente mais àgua a seu gosto. Escalfe os ovos e sirva a sopa com um ovo escalfado, cebolinho e azeite.




Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

1 comentário:

  1. Que rico cremezinho e com este frio e chuva que bem que sabe!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar