segunda-feira, 19 de junho de 2017

Bolo dos 30- de lima com mousse de frutos silvestres

Bom dia!

Ontem fiz anos... 30! como é que é possível? Onde foram parar os 20, que passaram tão rápido? E foram tão especiais! Fui para a universidade, terminei o curso, vim viver para os Açores, casei.. enfim.. como será que os trinta conseguiram ser comparáveis aos maravilhosos vintes?



Para um aniversário tão especial não poderia deixar de fazer um bolinho lindo.. e a inspiração veio apenas à uns dias, quando vi ESTE bolo no blog Ponto de Rebuçado, e fiquei inspirada. Não fiz igual, aliás nem segui a receita, mas acho que devem conhecer as inspirações e acredito plenamente que se tivesse feito igual teria sido igualmente delicioso!



Para este bolo resolvi ultilizar a minha indispensável Assistent da Electrolux, que me permite bater perfeitamente a massa do bolo e a mousse!



Para assar, e em vez do forno, nada como utilizar a multicooker da Redmond, que tanto nos permite fazer comidas estufadas, como cozinhar a vapor.. e ainda fazer bolos e pães! E a grande vantagem é que é só programar e ir à nossa vidinha que quando ela apitar o bolo está cozido! hehehe



Ingredientes:


(para o bolo)
5 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha de amêndoa
1 chávena de chá de óleo
raspa de 2 limas
sumo de 1 lima
100ml de natas
1/2 chávena de nozes trituradas
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

(para a calda)
300g de frutos vermelhos congelados
sumo de 1 lima
5 colheres de sopa de açúcar

(para a mousse)
300ml de natas
frutos vermelhos que sobram da calda (sumo e frutos triturados)
1 lata de leite condensado
4 folhas de gelatina
1 iogurte grego de morango

(para a cobertura)
100ml de natas
200g de chocolate de culinária
frutos vermelhos e suspiros



Na batedeira Assistent da Electrolux coloque os ovos a bater com o açucar até obter uma mistura bem leve e fofa. Acrescente o miolo de amêndoa e bata bem. Num recipiente misture as raspas e sumo de lima (obtidas com a ajuda do espremedor e ralador da Borner) com as natas, deixe uns minutos e acrescente à mistura. Junte o óleo e por fim a farinha com o fermento batendo sempre. Envolva as nozes e coloque na taça da Multicooker da Redmond (untada com spray alimentar), e programe no bake por 1 hora. Retire e deixe arrefecer.



Coloque os frutos vermelhos num recipiente com o açúcar e o sumo de lima, parta os frutos com um garfo e deixe algumas horas para soltarem a calda. Com um coador coe o sumo para um recipiente, e coloque os frutos noutro recipiente. Esprema com o garfo os frutos para obter uma pasta e junte 1/3 do sumo à parta e reserve (para usar na mousse). Divida o bolo a meio, depois de frio, fure com um palito as duas metades e regue com a calda.


Na taça da Assistent bata as natas até começarem a ficar em chantily. Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água para hidratar. Entretanto coloque o iogurte num tacho e leve ao fogo, junte a gelatina até derreter e misture bem com o iogurte. Junte às natas os frutos vermelhos, o iogurte e o leite condensado (usei a espátula pequena da Tupperware para aproveitar tudooo!), bata bem. Coloque  parte de cima do bolo novamente na taça da Redmond, de seguida coloque a mousse por fim coloque a parte de baixo do bolo. Leve ao frigorífico de um dia para o outro.


Num tacho coloque as natas e o chocolate e leve ao lume até derreter e misturar tudo (usei a colher misturadora da Tupperware que pode ser usada nos tachos! perfeita). Com a espátula (usei a da tupperware pequena) passe a toda a volta na taça da Redmond para soltar a mousse, e vire o bolo para o prato e retire o excesso de mousse. Coloque o chocolate por cima e deixe cair na lateral. Deixe arrefecer e decore com os frutos e os suspiros.


E aproveito para relembrar que se precisarem de algum artigo Tupperware podem enviar uma mensagem por mail (su.r.machado@gmail.com ) que tenho todo o gosto em encaminhar o vosso pedido!

Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

5 comentários:

  1. Ficou lindíssimo! Muitos parabéns! Que os 30 sejam tão especiais quanto os 20! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. 1º que tudo muitos parabens e esse bolo está com um aspeto super guloso.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns!
    Eu também cheguei aos 30 este ano!
    Dá que pensar... como passa o tempo tão rápido!
    Ainda há pouco eram 20 e ... :p
    Ficou lindo o bolinho! Está um encanto! Foi uma óptima escolha.
    Um beijinho e felicidades!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns !
    O bolo ficou lindo, a fatia esta uma verdadeira tentação.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Por coincidência ontem também fiz anos. 40. Nem quero pensar nisso. Não fiz bolinho porque fui a uma comunhão onde festejei. Mas mal possa vou experimentar esta receita. Parece me deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar