sexta-feira, 19 de maio de 2017

Arroz doce na Yammi 2

Bom dia!

Leite creme e arroz doce são doces que se comem em festas grandes de família.. e por isso acabam por ser um pouco "esquecidos" quando se pensa em fazer um docinho caseiro, sendo os bolos ou queques quase sempre as primeiras opções.


Eu, pelo contrário, sempre fui fã dos dois, dando uma especial atenção ao leite creme, mas quando o arroz doce é bom e cremoso sempre me encheu as medidas também.



Tenho no entanto uma grade amiga, a A. que tem um fascínio especial pelo arroz doce, que quando bem feito a faz recordar tempos antigos com a mãe, um grande pilar na sua vida, que infelizmente não cheguei a conhecer.



Infelizmente na última vez que fiz esta delícia a coisa não correu lá muito bem, ficou azedo, com um intenso sabor a limão, e o arroz não estava no ponto... conclusão: alta desilusão para a A. e para mim também!



Resolvi testar novamente na Yammi 2, e ver se me conseguia redimir, para fazer esta delícia para ela mais uma vez e ter a certeza que iria correr bem. Desta vez, e em vez de apressar, cortei as cascas de limão com o descascador, tendo o cuidado de não apanhar parte branca, e fiz tudo como manda a lei (ou neste caso o livro) e não é que correu bem? Só acrescentei o corante e pus menos gemas porque não tinha e queria que ficasse bem amarelinho. hehehe



Ingredientes:

1 litro de leite magro
150g de arroz carolino das lezírias Ribatejanas Bom Sucesso
1 pau de canela Margão
Casca de limão
1 pitada de sal
150g de açúcar
3 gemas de ovo
1/2 colher de café de corante amarelo
canela em pó



No copo da Yammi coloque 920g de leite com o arroz, o pau de canela, casca de limão (tirada com descascador - 3 casquinhas) e 1 pitada de sal e programe 20 minutos na temperatura 90 a velocidade inversa 2. Retire a tampa, envolva com a espátula e volte a programar mais 20 minutos na temperatura 90 velocidade inversa 2. Junte o açúcar, envolva com a espátula e programe 6 minutos na velocidade inversa 2 a 95 graus. Acrescente as gemas e o corante ao restante leite mexendo bem e junte em fio ao preparado no copo, programando 4 minutos a 95 graus na velocidade inversa 2. Retire o pau de canela e as cascas de limão, divida em tacinhas, deixe arrefecer e polvilhe com canela.



Espero que gostem,
beijinhos,
Su


2 comentários:

  1. O meu marido adora arroz doce e é muito raro fazer,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Susana........
    Que delícia.... amei cara mai linda ;)
    Mm o azedo contou pk a intenção tb conta muito :)
    Beijo grande e obrigada

    ResponderEliminar