quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Molho de Natal

Bom dia!

Este Natal, tal como disse antes, foi diferente, sendo que passei de dia 24 para dia 25 na casa da minha sogra. Uma das diferenças principais tem a ver com o prato principal: na minha casa há bacalhau com batatas e couve e molho de Natal e no dia seguinte roupa velha (uma mistura de bacalhau desfiado, batatas e couves que sobraram com o molho de Natal) e na casa do To há roupa velha logo no dia 24 (só com bacalhau e couves) e no dia 25... é dia de ir visitar a família e não tem uma comida específica.

Assim sendo, e porque tinha de levar um pouco da minha tradição, resolvi fazer e levar o molhinho de natal para acompanhar a roupa velha. E fiquei toda contente quando vi que todos na mesa resolveram usar o molhinho.. e todos gostaram!


E uma vez mais vos digo: não sei como estive tanto tempo sem o cortador de legumes da Borner! Tão prático e rápido fiquei com as duas cebolas cortadas em menos de nada, com cortes iguais e em chorar! Maravilha!





Deixo-vos a receita:

Ingredientes:

2 cebolas
4 dentes de alho
2 folhas de louro Margão
azeite
sal grosso qb
piri-piri qb
pimenta moida qb Margão
4 colheres de sopa de vinagre qb
1 colher de sopa de colorau Margão







Com a ajuda do cortador de legumes da Borner (lamina V e fatias finas) corte a cebola em rodelas e coloque num tachinho. Acrescente os alhos picados, as folhas de louro e tempere com sal, piri piri e pimenta. Junte azeite até ao limite da cebola e leve ao lume até ferver, mexendo sempre. Quando a cebola já estiver molinha acrescente vinagre e o colorau, prove e, caso esteja a gosto desligue do lume.




Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

2 comentários:

  1. Não conhecia esse molho,...fiquei curiosa com o sabor,..
    Feliz Ano Novo 2017,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. A minha tradição é como a tua, aliás, associo a roupa velha ao propósito de gastar o bacalhau, as couves e a batata do dia anterior! Nunca pensei que houvesse gente a prepará-la no dia 24 :) Mas é uma comidinha muito boa, acompanhada com esse molho então :D

    ResponderEliminar