quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

empada de atum

Bom dia!

E a semana da Yammi 2 continua. Para isso, e depois de folhear o livro, e de correr a aplicação da Yammi 2 no meu telemóvel de uma ponta à outra, depressa me decidi a testar uma das empadas: de atum ou de frango era a única dúvida.



Decidi-me pela empada por um motivo simples: não é uma refeição que faça muitas vezes, é algo que gosto bastante e queria testar o desempenho da máquina ao fazer este tipo de massas e recheios. O Tó é que decidiu qual das duas queria: de atum.



Decisão feita e ingredientes em casa - a aplicação da Yammi 2 foi uma grande ajuda uma vez que fui ás compras e só tive de pôr a receita no ecran para ter a certeza que não me esquecia de nada- resolvi começar visto que estava em casa e esta é uma receita que se pode fazer com antecedência já que no final so vai ao forno a dourar.



Digo desde já que fiquei super surpreendida pela consistência da massa: saiu logo da Yammi 2 sem grudar na mão e muito fácil de trabalhar! E fiquei ainda mais impressionada com o sabor depois de pronta! mais uma receita testada e aprovada!



Ingredientes:

(massa de empadas)
300g de farinha sem fermento
30g de margarina amolecida
35g de azeite
sal qb
1 ovo pequeno
100g de água
1 gema para pincelar



Coloque todos os ingredientes no copo da Yammi 2 (excepto a gema) e programe 30seg na vel 4. Retire a massa do copo para um recipiente, tape com um pano e leve ao frigorífico cerca de 15 minutos antes de estender.



(para o recheio)
100g de cebola
200g de tomate em pedaços (lata)
55g de azeite
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
4 latas de atum em óleo escorridas
50g de mistura de fiambre e bacon
50g de queijo mozarella ralado
50g de queijo emental ralado






No copo coloque o azeite, o tomate, a cebola e os pimentos em pedaços e pique durante 15 seg na vel6. De seguida programe 5 minutos a 120graus na vel 2, retire o preparado e deixe arrefecer. Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma pirex de ir ao forno com margarina, coloque papel vegetal e volte a untar com margarina. Divida a massa de empadas em dois (um maior e um mais pequeno) e estenda o maior com um rolo (polvilhe a bancada e o rolo com farinha para não grudar) colocando do fundo e laterais do pirex. Coloque por cima da massa o recheio e de seguida os queijos ralados. estenda a massa mais pequena e coloque por cima, fechando as laterais e fazendo pequenos furos em cima. Pincele com a gema batida e leve ao forno cerca de 50 minutos. retire e deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

3 comentários:

  1. Ficou com óptimo aspecto a empada.
    Deve ser maravilhosa :)
    Adoro empadas de atum.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso, sou uma fã incondicional de empadas. Já testei uma na yammi 1 que adoro e concordo contigo, faz a massa sem grudar e bem rápido, por aqui somos fãs :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Sou fã de salgadinhos desse género com atum, a tua empada ficou uma maravilha :)

    ResponderEliminar