terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Bola na Yammi2

Bom dia!

A minha mãe nunca gostou muito de cozinhar. E doces então não é mesmo com ela!  Por isso mesmo desde sempre que eu e a minha mana ficamos encarregues de fazer os doces lá de casa.



No entanto o que ela faz é simplesmente delicioso, e como vocês já me ouviram várias vezes dizer.. há coisas que eu simplesmente não consigo fazer como ela! Os principais são o bacalhau à brás... os filetes.. o famoso gelado de café (ai que saudadeeesss!!), o seu bolo de limão (que nem ela sabe como faz mas fica sempre bom) e a sua bola de carnes!



Por isso mesmo, e num dia de nostalgia e de saudades de casa lembrei-me da sua bola.. e resolvi testar e fazer a receita na minha nova amiga a Yammi 2.



Confesso que adorei! A massa ficou pronta num instante e resultou bastante bem.. No entanto não é a massa da minha mãe... tenho de testar outras receitas!



Mas felizmente deu para matar a saudade! hehehe.. Ficou muito boa!



A receita foi inspirada nesta AQUI.
Ingredientes:
200g de água
50g de azeite
1 pitada de sal
25g de fermento de padeiro fresco (1 cubo)
450g de farinha
fatias de fiambre
fatias de queijo flamengo
fatias de queijo emental
fatias de chouriço
gema de ovo







No copo da Yammi 2 coloque a água, o azeite, o sal e o fermento e programe 1 minuto a temperatura 37 na vel 1. Quando terminar acrescente a farinha e programe mais 2 minutos no botão de amassar. Quando terminar e com a mão enfarinhada retire a massa para uma bacia, tape com um pano e deixe a levedar cerca de 1 hora. De seguida estenda a massa numa superfície enfarinhada ( coloquei papel vegetal por baixo) com a ajuda de um rolo da massa. De seguida distribua o recheio numa parte da massa, dobre, coloque mais recheio, dobre e faça assim até finalizar. Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até ficar dourado (cerca de 30 a 40 minutos).



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

5 comentários:

  1. ai que fome...já comia!

    Eu confesso que não gosto de cozinhar...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Realmente a comidinha da mãe é difícil reproduzir, mesmo seguindo à risca a receita. E mesmo esta não sendo a bola da tua mãe, está com muito bom aspecto e nem imaginas como fiquei com vontade de comer um bom naco agora, é que eu adoro mesmo bolas de carne :D

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto bem bonito :) Gosto muito de bola!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Há muito que não faço uma bola assim, a tua ficou bem ao meu gosto.

    ResponderEliminar
  5. Esse gelado de café soa tão bem :P
    Gostei da sugestão, bolas não são a coisa que mais faço mas no geral são práticas e deliciosas! A tua ficou perfeitinha :)

    ResponderEliminar