terça-feira, 29 de novembro de 2016

Bolo de cenoura com frutos secos

Bom dia!

Para os que já tinham saudades de um belo bolinho de cenoura saibam que este ficou simplesmente fabuloso! E sendo a receita de bolo húmido de cenoura e amêndoa a mais vista de sempre no meu blogue, não poderia deixar de fazer uma outra receita deliciosa de bolo de cenoura.



O Tó adora bolos de cenoura (mas sem coberturas nem recheios) e adora bolos com frutos secos (nozes, avelâs, amêndoas, pilhões.. mas nada de uvas passas ou frutos reais). E tendo eu amêndoa ralada, nozes e pinhões em casa.. porque não juntar o melhor de dois mundos e fazer um bolo de cenoura e frutos secos?



Garanto que ficou tão bom que o Tó falou dele durante semanas... de tal forma que acabei por fazer uma versão do mesmo com outros ingredientes... mas esse vão ver depois! hehe



E como não poderia deixar de ser contei com a preciosa ajuda da Assistent da Electrolux para fazer este bolinho. E é nestas alturas que me pergunto como fazia eu quanto tudo o que tinha era uma batedeira manual? Bem mais simples deixar a máquina a bater enquanto preparo os ingredientes do que ter de ter tudo preparado.. E quando a receita exige que se bata uns ingredientes durante 10, 15 ou mesmo 20 minutos... nada como deixar bater e ir fazer outra coisa qualquer! hehehe



Ingredientes:
4 cenouras
sal qb
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha com fermento
raspa de 1 limão
1/2 chávena de chá de óleo
1/2 chávena de chá de amêndoa moida
1 chávena de chá de mistura de pinhões e nozes




Numa panela coza as cenouras em água com sal. Quando cozidas triture e deixe arrefecer.Na taça da Assistent coloque as gemas e o açúcar e deixe bater bem (cerca de 15 minutos) até ficar uma massa cremosa (vá baixando o que se vai acomulando nas laterais da taça para que fique tudo uniforme). Acrescente a raspa de limão e o óleo e continue a bater. De seguida junte a amêndoa moida e a cenoura triturada, misture bem e reserve. Na outra taça bata as claras em castelo e vá adicionando aos poucos e alternadamente as claras com a farinha e envolva bem. Por fim junte os pinhões e nozes, envolva bem e coloque numa forma ( da Metalúrgica) untada com margarina e farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até o palito sair seco.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

6 comentários:

  1. Ficou mesmo apetitoso e essa cor do interior está o máximo!

    ResponderEliminar
  2. que belo bolinho bem fácil e super delicioso com esses frutos secos ótimo toque.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Xiiii que bolo maravilhoso! Cenoura e frutos secos? Uma combinação fabulosa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este bolo está com um aspecto delicioso, adorei a combinação de sabores.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. O bolo de cenoura é maravilhoso com frutos secos fica uma delicia.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Um bolo de cenoura já costuma ser fantástico, agora com frutos secos :D

    ResponderEliminar