segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Peito de peru gratinado com batatas

Bom dia!

É tão bom ter visitas cá em casa! E melhor ainda quando, mesmo sem contar, temos no forno uma comidinha que dá para todos!


Foi o que aconteceu na minha folga, que resolvi preparar um peito de peru, a contar que se viesse alguém tinha comida a mais e se não o Tó poderia levar na marmita. E estava eu descansada quando tocam à campainha!



Decidi preparar à ultima da hora um arrozito branco para acompanhar a comida e para ter a certeza que ninguém ficava com fome... e assim, mesmo sem contar, ficamos todos a jantar entre risos e histórias de férias, sem grandes esforços...



Sim, porque não vale ter uma pessoa na cozinha a fazer as coisas enquanto as outras se divertem! Para mim sempre que vem alguém a comida deve estar pronta ou ser extremamente fácil de fazer, para não perder nem um minuto da companhia de todos!



Ingredientes:

1 peito de peru
5 batatas
3 dentes de alho
100ml de vinho branco
sal grosso Necton - Marnoto
orégãos
3 colheres de sopa de pasta de pimenta
3 colheres de sopa de polpa de tomate Compal
Pão ralado de alho e salsa Rialto
Queijo ralado emental



Coloque o peito de peru com o vinho branco, os alhos picados, o sal os orégãos, a pasta de pimenta e a polpa de tomate e deixe a marinar de um dia para o outro. Descasque as batatas, orte e coloque à volta do peito de peru. Por cima coloque o pão ralado, espalhe o queijo e leve ao forno cerca de 1 hora e meia a 180 graus.



Para o arroz:
1 fio de azeite
3 dentes de alho esmagados
1 copo de arroz carolino Bom Sucesso
2 copos de água
1 caldo de galinha
sal grosso Necton - Marnoto


Numa panela coloque o fio de azeite com os alhos e deixe refogar. acrescente o arroz, o sal e o caldo, misture bem e junte a água. Tape e deixe cozinhar, Quando a água estiver quase evaporada feche e deixe cozinhar desligado do lume. Sirva com o peru e as batatas.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

7 comentários:

  1. Já fiz um parecido mas não juntei batatas! Dessa maneiras as batatas devem ficar bem saborosas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hayırlı haftalar, çok güzel ve leziz görünüyor. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  3. que delicia minha amiga eu amo comidinha assim
    bjokas boa semana

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa, sempre que fazemos carne no forno, juntamos umas batatas que ficam super saborosas assadas naquele molhinho, já tou a salivar ...peito de peru num fiz (só a perna que adoro), tenho de experimentar.
    Visita-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Tiveste uma capacidade de previsão fantástica :P Ainda bem! Concordo contigo, não vale a pena fazer pratos que demorem uma eternidade a cozinhar...
    O peru ficou com um ar muito bom, deve ter sido bem apreciado :)

    ResponderEliminar