quinta-feira, 30 de abril de 2015

bolo de maca, banana e canela

Bom dia,


Já voltei de férias, e garanto que se pudesse lá tinha ficado (em Viana). Não há nada como estar rodeada pela família, e comer a comidinha da mamã (sim, estou a falar do seu famoso bacalhau à brás que não há maneira de conseguir imitar!!).



E agora de regresso a Ponta Delgada, e a rever as minhas receitas dei-me conta que me ainda não tinha publicado esta! E que grande falha devo acrescentar! Uma receita inventada na hora, uma vez que tinha de usar umas bananinhas que já estavam quase a passar do ponto, e que me saiu melhor do que a encomenda! Não há dúvidas que colocar um crocante em cima (neste caso de avelãs) leva logo o bolo para um outro patamar!



Os meus grandes ajudantes foram, como já vem sendo habitual, a Assistent da Electrolux, que me permitiu bater a massa e preparar o bolo em tempo record, com uma consistência perfeitas e sem muito "trabalho" da minha parte e a Borner, com o seu ralador de Cruezas (na parte grande) que me deu uma preciosa ajuda ao preparar as maçãs de forma rápida e eficaz.


Ingredientes:

3 maçãs vermelhas
5 bananas dos Açores (ou 2 normais)
3 chávenas de chá de farinha com fermento
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de óleo
1 colher de chá de canela
Miolo de avelã
Sumo de 1/2 limao



Com o ralador da borner (grande) rale as macas para a saladeiras Borner e regue com o sumo de limão. Corte as bananas em fatias finas e junte a farinha misturando bem.
Na Assistent bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e volumoso. Acrescente o óleo e a canela e misture bem. Junte a mistura de maçã, banana e farinha aos ovos (
na taça grande) e bata tudo junto. Coloque numa forma previamente untada com manteiga e farinha e reserve. Corte com uma faca grosseiramente as avelãs, coloque sobre a massa e polvilhe com açúcar. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus ate o palito sair seco.


Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

6 comentários:

  1. esse bolo está com ótimo aspeto e realmente essa parte de cima crocante eleva o bolo a outro nivel.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Mas que lindo ficou esse bolo, mesmo guloso!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de bolos com maça, banana nunca juntei
    Esse ficou lindo e com muio bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Bolo de banana é uma perdição para mim XD

    http://www.therasiathecook.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Tão bom! Quero uma fatia! =D

    Beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar