terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Bolo invertido de carambola com cenoura e limão

Bom dia!


Andava há algum tempo com vontade de fazer um bolinho diferente e único, e este foi o resultado! Tudo começou com um bolo invertido de laranja que vi algures na net já há alguns tempo e que me ficou na cabeça pela perfeição que ficava as fatias de laranja no topo do bolo.


E depois vi as carambolas quando estava às compras e lembrei-me do meu cortador de legumes da Borner, que corta farias perfeitas e iguais e que se umas rodelas de laranja ficam bem no bolo, umas estrelas deveriam ficar ainda mais bonitas, certo?
Usei a lâmina em V para cortar em modo fatias grossas!


E depois vi o desafio da Joana d' As minhas Receitas em que nos desafia a usar  um legume de época e um citrino... laranja e limão?? Porque não???


E sim, como devem imaginar a minha grande amiga, e já indispensável ajuda na minha cozinha, a Assitent foi uma vez mais a estrela no topo de um bolo de estrelas! Não só o recipiente anti salpicos me permitiu ficar com a cozinha limpa, como a batedeira misturou tudo na perfeição... e é tão simples de usar! Recomendo vivamente!




A receita:

Ingredientes:

2 carambolas
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
250g de cenoura ralada
1 limão
200g de açúcar
150g de margarina líquida
200g de farinha com fermento
80g de amêndoa moida





Unte uma forma de arco amovível com margarina liquida, papel vegetal e margarina líquida. Corte com o cortador de legumes fatias grossas de carambola. Espalhe na forma 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, espalhe as fatias de carambola e coloque o restante açúcar amarelo por cima. Bata a cenoura ralada com a raspa de limão e os ovos na taça da Assistent em vel 5. Acrescente o açúcar, bata, o sumo de limão, bata, a margarina, a amêndoa moida e a farinha e bata tudo bem. Coloque a massa por cima das carambolas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus (só em baixo) até o palito sair seco. Deixe esfriar, vire, retire o papel vegetal e sirva.


Dica:
usem o descascador da Borner para descascar a cenoura e a parte de baixo é perfeita para retirar as sementes da carambola!





Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

9 comentários:

  1. otimo aspeto e bastante apelativo o bolo, deve estar mesmo muito saboroso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Um bolo delicioso! Gosto muito de bolos invertidos!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Hmmm deve ser boooom...já comia!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo este bolo com a carambola.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Olha mas que lindo ficou esse bolo, mesmo apetitoso e rico!

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo, todo estrelado e com uma cor irresistível.
    Adorei a combinação dos sabores
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar