segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Canelones de beringela

Bom dia!


Andava já há algum tempo a pensar fazer uns canelones diferentes, sem massa, muito mais saudáveis mas que conseguissem enganar toda a gente e levassem a pensar que estariam a comer efectivamente massa.



Para isso lembrei-me de courgetes e lembrei-me de beringelas... Mas precisava de um cortador de legumes efeciente para poder fazer esta receita, e por isso lá ficou guardada numa gaveta de meu cérebro à espera da sua oportunidade... Que surgiu assim que me chegou o meu super cortador de legumes da Borner. Simples e prático corta as fatias no tamanho perfeito! Assim que chegou lem-brei-me logo de testar nesta receita (que não seguiu nenhuma receita, mas sim a minha imaginação e os meus temperos), e que ficou tão boa, mas tão boa que depressa foi considerada a refeição do ano!

Usei a lâmina em V para cortar em fatias finas!


Para vos provar que não vos tou a mentir o cortador chegou na sexta de manha (o meu dia de folga), e a comida estava pronta às 13.. e era só para a noite! É também uma grande vantagem.. dá para preparar tudo com antecedência e depois é só levar ao forno!



E como estava tão confiante que ia resultar depressa convidei a A. e o J. para se juntarem a nós ao jantar. E tal como esperava foi um autêntico sucesso! E o facto de não ter massa, e parecer um belo prato de massa reconfortante é um bónus extra claro! Um jantar animado entre amigos não poderia ser acompanhado por uma refeição melhor, acreditem!



Ingredientes:

para a carne:
450g de carne moida
1 cebola
3 dentes de alho
1 fio de azeite
folhas de louro Suldouro
ervas da provincia Suldouro
Molho piri.piri
100ml de vinho branco
sal grosso
5 colheres de sopa de refogado da horta Compal



Numa panela refogue a cebola e os alhos picados num fio de zeite. Acrescente a carne, tempere com sal, junte as folhas de louro e as ervas da provincia e deixe ganhar um pouco de cor. Junte o refogado da horta e o vinho branco, tempere com o molho piri piri e deixe apurar e ganhar sabor. Retire do lume e reserve.



Para o molho bechamel:
4 colheres de sopa de maizena
sal grosso
4 colheres de sopa de margarina
500ml de leite magro
noz moscada ralada na hora Suldouro
leite magro qb



Numa panela junte os 500 ml de leite com a margarina e a maizena, tempere com sal e mexa sempre com o fouet até engrossar. Acrescente mais leite (para não ficar demasiado grosso), tempere com noz moscada e reserve.



Para os canelones:
1 beringela
cortador de legumes Borner
molho béchamel
carne préviamente preparada
queijo grana pardano




Com o cortador de legumes corte a beringela previamente lavada em fatias finas e reserve. Dentro de cada fatia espalhe um pouco de molho béchamel e uma colher de sopa de carne, enrole e coloque num pirex de ir ao forno. Repita o processo em cada faria de beringela até acabar a carne e coloque no pirex. Por cima espalhe o restante molho béchamel e o queijo laminado com o cortador de legumes. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 40 minutos, para gratinar o queijo e sirva.


Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

9 comentários:

  1. Adorei esta receita vou experimentar fazer

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! Fiquei a salivar!! :D
    Vou ter de experimentar.
    Beijinhos*
    http://em-marinada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro canelones!
    Com esse recheio devem ficar óptimos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Esta mesmo com um aspecto delicioso
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Uma ideia espectacular!!! e eu que gosto tanto de beringela! Vou ter que experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar