Andava já há algum tempo a pensar fazer uns canelones diferentes, sem massa, muito mais saudáveis mas que conseguissem enganar toda a gente e levassem a pensar que estariam a comer efectivamente massa.
Para isso lembrei-me de courgetes e lembrei-me de beringelas... Mas precisava de um cortador de legumes efeciente para poder fazer esta receita, e por isso lá ficou guardada numa gaveta de meu cérebro à espera da sua oportunidade... Que surgiu assim que me chegou o meu super cortador de legumes da Borner. Simples e prático corta as fatias no tamanho perfeito! Assim que chegou lem-brei-me logo de testar nesta receita (que não seguiu nenhuma receita, mas sim a minha imaginação e os meus temperos), e que ficou tão boa, mas tão boa que depressa foi considerada a refeição do ano!
Usei a lâmina em V para cortar em fatias finas!
Usei a lâmina em V para cortar em fatias finas!
Para vos provar que não vos tou a mentir o cortador chegou na sexta de manha (o meu dia de folga), e a comida estava pronta às 13.. e era só para a noite! É também uma grande vantagem.. dá para preparar tudo com antecedência e depois é só levar ao forno!
E como estava tão confiante que ia resultar depressa convidei a A. e o J. para se juntarem a nós ao jantar. E tal como esperava foi um autêntico sucesso! E o facto de não ter massa, e parecer um belo prato de massa reconfortante é um bónus extra claro! Um jantar animado entre amigos não poderia ser acompanhado por uma refeição melhor, acreditem!
Ingredientes:
para a carne:
450g de carne moida
1 cebola
3 dentes de alho
1 fio de azeite
folhas de louro Suldouro
ervas da provincia Suldouro
Molho piri.piri
100ml de vinho branco
sal grosso
5 colheres de sopa de refogado da horta Compal
Numa panela refogue a cebola e os alhos picados num fio de zeite. Acrescente a carne, tempere com sal, junte as folhas de louro e as ervas da provincia e deixe ganhar um pouco de cor. Junte o refogado da horta e o vinho branco, tempere com o molho piri piri e deixe apurar e ganhar sabor. Retire do lume e reserve.
Para o molho bechamel:
4 colheres de sopa de maizena
sal grosso
4 colheres de sopa de margarina
500ml de leite magro
noz moscada ralada na hora Suldouro
leite magro qb
Numa panela junte os 500 ml de leite com a margarina e a maizena, tempere com sal e mexa sempre com o fouet até engrossar. Acrescente mais leite (para não ficar demasiado grosso), tempere com noz moscada e reserve.
Para os canelones:
1 beringela
cortador de legumes Borner
molho béchamel
carne préviamente preparada
queijo grana pardano
Com o cortador de legumes corte a beringela previamente lavada em fatias finas e reserve. Dentro de cada fatia espalhe um pouco de molho béchamel e uma colher de sopa de carne, enrole e coloque num pirex de ir ao forno. Repita o processo em cada faria de beringela até acabar a carne e coloque no pirex. Por cima espalhe o restante molho béchamel e o queijo laminado com o cortador de legumes. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 40 minutos, para gratinar o queijo e sirva.
Espero que gostem,
Beijinhos,
Su
Adorei esta receita vou experimentar fazer
ResponderEliminarUma alternativa saudável e deliciosa
ResponderEliminarQue bom aspecto! Fiquei a salivar!! :D
ResponderEliminarVou ter de experimentar.
Beijinhos*
http://em-marinada.blogspot.pt/
Que excelente sugestão!
ResponderEliminarSou bem capaz de experimentar :)
http://petiscana.blogspot.pt/
Adoro canelones!
ResponderEliminarCom esse recheio devem ficar óptimos!
Um beijinho
Adorei a receita, vou experimentar!
ResponderEliminarBjs
Esta mesmo com um aspecto delicioso
ResponderEliminarBoa semana
bjs
Que ideia tão interessante.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Uma ideia espectacular!!! e eu que gosto tanto de beringela! Vou ter que experimentar!
ResponderEliminarBeijinhos