terça-feira, 18 de novembro de 2014

Torta de groselha com Dulcicreme pasteleiro sem açúcar.. uma torta perfeita!

Bom dia!!!

Sabem aquelas receitas que surgem na vossa cabeça, e não saem de lá até que as fazem??? Pois bem, esta foi assim!


Primeiro que tudo veio o DulCicreme de Pasteleiro sem açúcar da Dulcis. Para além de ser delicioso (e não ter açúcar), é super cremoso, e assim que o vi soube logo que queria fazer uma torta para rechear.



Depois estava no continente e vi umas caixinhas que me chamaram a atenção: groselhas! E soube logo que teria de as trazer comigo... não sei porquê mas já imaginava uma torta sarapintada de vermelho com um creme delicioso por dentro... huuummm



Mas confesso que tinha um plano "B" para o Dulcicreme: caracois doces. Tinha medo que a experiência da torta fosse tal fracasso que não haveria torta para ninguém! Afinal não só a receita foi totalmente inventada, quer a nível de ingredientes como de quantidades como ainda resolvi fazer na Yammi, o que implicava inventar tempos e velocidades!


Por isso mesmo literalmente não "desgrudei" do pé do fogão para ver se a massa cozia, se ficava com bom aspecto, se... se... E eis que me deparo com "outro" problema: conforme a massa foi cozendo, e como seria de esperar as groselhas foram acomulando no fundo... e se não ficar com o aspecto sarapintado que tinha imaginado???  



E não é que correu tudo pelo melhor? Quando virei de facto o fundo estava como eu queria... por isso simplesmente virei o fundo para baixo, recheei na parte de cima e quando enrrolei.. exactamente como tinha imaginado!



E o que importava... o sabor?? Não poderia ser melhor! A massa bem saborosa, com "explosões" de groselha que combinam na perfeição com a duçura do dulcicreme... Uma torta perfeita!!!

Ingredientes:
Casca de 1 limão pequeno
100g de mel
50g de açucar amarelo
4 ovos
80g de farinha com fermento
groselhas qb


Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte um tabuleiro rectangular (20 x 30 cm) com manteiga, coloque papel vegetal e unte novamente com manteiga.
No copo da Yammi coloque a casca de limão e programe 15 seg vel 9.
Acrescente o mel, o açúcar amarelo, os ovos e a farinha, monte o misturador e programe 1 min na vel4.  Coloque o preparado no tabuleiro e espalhe umas bagas de groselha por cima. Coloque no forno a 180 graus cerca de  15 minutos.
Retire do forno e vire sobre uma folha de papel vegetal (eu virei novamente para ficar com o fundo virado para baixo). Espalhe o dulcicreme por cima e enrrole a torta com a ajuda do papel vegetal e com a torta ainda quente para evitar partir. Retire as laterais da torta e decore om groselhas e mel.

Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte um tabuleiro rectangular (20 x 30 cm) com manteiga, coloque papel vegetal e unte novamente com manteiga. 
Raspe o limão para um recipiente e acrescente o mel, o açúcar amarelo,  os ovos e a farinha, batendo tudo muinto bem com a batedeira.  Coloque o preparado no tabuleiro e espalhe umas bagas de groselha por cima. Coloque no forno a 180 graus cerca de  15 minutos.
Retire do forno e vire sobre uma folha de papel vegetal (eu virei novamente para ficar com o fundo virado para baixo). Espalhe o dulcicreme por cima e enrrole a torta com a ajuda do papel vegetal e com a torta ainda quente para evitar partir. Retire as laterais da torta e decore com groselhas e mel.





Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

5 comentários:

  1. Ficou mesmo bonita essa tua torta!
    Boa sorte no passatempo :)

    ResponderEliminar
  2. A torta ficou linda, mas esse teu gato não lhe fica atrás! Parece um autêntico peluche! Bem fotogénico!

    ResponderEliminar
  3. Que bela torta! Deve ser muito gulosa!
    Gostei especialmente do decorativo lindo de olhos mel que arranjaste para a foto! ;)

    Um beijinho,
    Sarinha - No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  4. A tua torta ficou fantástica, parece tão gulosa

    ResponderEliminar