sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Bolo de iogurte e laranja sem açúcar

Bom dia!

Hoje trago-vos uma recita bem simples e deliciosa. Este bolinho faz-se muito rapidamente e é perfeito para a sobremesa de um jantar com amigos. Tem também a grande vantagem de não ter açúcar e ser doce qb, pelo que uma fatia destas se pode comer sem grandes culpas e ser apreciada na totalidade.



Um dos motivos pelo qual sempre quis ter uma batedeira semi-profissional foi ter a certeza que com ela a minha vida sairia muito facilitada, com uma garantia quase absoluta de fazer belas sobremesas, pães e massas sem que para isso tivesse de me sacrificar muito na cozinha. Assim sendo, tal como já vos mostrei AQUI tenho a Assistent EKM4300 e não poderia estar mais satisfeita!



Sei que nem toda a gente tem um espaço enorme na cozinha, e torna-se essêncial conseguir aproveitar esse espaço ao máximo. Assim sendo sei que muita gente descarta este tipo de batedeiras pelo simples facto de ocuparem uma grande parte da bancada da cozinha e serem demasiado robustas para se poder mover de um lado para o outro, e esta é uma das características que vos quero falar hoje em relação à Assistent: com apenas 9kg é fácil de trasportar e arrumar, tornando-se assim uma ainda maior aliada na minha cozinha! No meu caso, para tirar fotos, volta e meia ando "para cá e para lá" com ela atrás de mim para encontrar o angulo perfeito, porque gosto de mostrar o bolinho aolado dela, mas mesmo na minha cozinha este peso faz toda a diferença:

Quando a estou a usar coloco-a na bancada da cozinha para assim facilitar o meu trabalho...
E quando já não preciso arrumo-a no cantinho perto do microondas e assim ganho espaço essêncial de bancada para poder fazer tudo o resto!


Desta vez resolvi fazer um bolinho sem açúcar, com a ajuda do Canderel green, tornando-o doce na mesma mas sem os malefícios que o açúcar faz tanto á saude com á linha! E sim, bem sei que mesmo assim não é um bolinho totalmente light, mas fica bem lá próximo e uma fatia deste bolo é bem menos prejudicial do que se usasse o tão famoso açúcar, não acham?


Uma vez mais não posso deixar de falar nas fantásticas formas A Metalúrgica, que conseguem garantir sempre um bolo cozido na perfeição, e o Gb Panol spray da Sodifer que permite untar a forma sem esforços e de uma forma bem simples.


E para a cobertura? Nada como uma cobertura de queijo creme com adoçante e laranja com umas pepitas multicores da Vahiné para decorar.. bem simples e fica tão giro!

 Deixo-vos com a receita:

Para o bolo:

4 ovos
2 embalagens de Canderel green (80g)
raspa  e sumo de 1 laranja
1 pitada de sal
1 iogurte natural
60g de óleo
400g de farinha com fermento
Panol spray para untar - Sodifer

Coloque na taça da Assistent os ovos junto com o adoçante e bata na vel 7. Acrescente o óleo e deixe bater contunuamente. Junte o sumo e a raspa de laranja com a pitada de sal e deixe bater muito bem. entretanto acrescente a farinha, deixe bater bem, coloque numa forma untada com Panol Spray e leve ao forno pré-aquecido a 180g cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixearrefecer.



Para o creme:
1 embalagem de queijo creme
2 colheres de sopa de Canderel
raspa de 1/2 laranja
1 colher de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de sumo de laranja
Pepitas coloridas Vahiné

Coloque todos os ingredientes com excepção das pepitas coloridas numa taça e misture bem até ficar um creme. Espalhe sobre o bolo e polvilhe com as pepitas coloridas.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

8 comentários:

  1. Gostei muito da sugestão, um destes dias vou experimentar :)
    Bjs e bom fds :)

    ResponderEliminar
  2. minha querida eu amei sua batedeira é quase igual a minha elas pesam mesmo mas fazem toda diferença ao bater um bolo ,eu gosto muito da minha e vejo que vc também gosta muito da sua ,este bolo esta perfeito parabens querida bjus doces

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolo de iogurte.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de bolos com laranja , esse parece -me bem delicioso
    Perfeito para o lanche
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  5. Um bolinho de laranja fica sempre delicioso e com aquela generosa cobertura de iogurte e queijo creme só pode ser divinal. ;)
    Também ando de olho numa batedeira dessas, são lindas e dão uma grande ajuda. Vamos ver se me rendo. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Uii que maravilha de bolinho!
    Com este tempo chuvoso e frio nada melhor que uma bela fatia desse bolinho , uma mantinha e sofá :D
    Beijocas!
    Bom Domingo!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  7. Fantástico! Uma boa receita para fazer lá em casa, pois o meu pai tem diabetes e não pode consumir açúcar!

    ResponderEliminar