segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Frango no fono com legumes e batatas

Bom dia!!!

Hoje trago-vos uma refeição deliciosa e uma dica para uma preocupação crescente da saúde dos portugueses: a hipertensão.


Sendo a minha profissão ligada à saude, uma das perguntas diárias que faço é se tem algum problema de saúde ou se toa algum tipo de medicação. Ficariam surprendidos se soubessem o grande número de pessoas que me dizem que têm a tensão elevada!
E mais surpreendida ainda fico quando descubro que um dos meus grandes amigos tem este mesmo problema... 

Mas se fizermos uma pequena pesquisa descobrimos que um estudo feito em 2012 pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão nod diz que 1 em cada 4 portugueses sofre deste problema!

Para além da idade, gênero e factores genéticos, a hipertensão arterial está também associada a excesso de peso e obesidade, consumo de sal, colesterol elevado, má alimentação, sedentarismo, tabaco, alcool e stress.


Um dos meus parceiros neste blogue é o BONSALT, um sal sem sódio que permite cozinhar de forma mais saudável, sem perder nos sabores dos alimentos, como é o caso deste delicioso frango que hoje vos trago.  

O truque para mim, para não abusar do sal, é usar diversas especiarias e ervas, que tornam a comida ainda mais deliciosa e que permitem reduzir na quantidade de sal, uma vez que já dão imenso sabor aos alimentos, se para além disso cozinhar com BONSALT sabemos que estamos a cozinhar sem sódio, logo de forma bastante mais saudável... Juntemos a isso ingredientes de qualidade e bastantes legumes e temos a refeição perfeita!


Muitos dos meus seguidores já me perguntaram onde podem encontrar este produto, e é tão simples! Nas farmácias e parafarmácias!

A receita:

1 frango partido em pedaços
1/2  linguiça em rodelas
2 cenouras em rodelas
1/4 pimento vermelho em tiras
1/4 pimento verde em tiras
4 batatas médias em cubinhos
200ml de vinho branco
1 colher de sopa de Açafrão das Indías Margão
2 colheres de sopa de moinho Alho e Salsa Margão
1 e 1/2 colher de sopa de Bonsalt
1 fio de azeite



Coloque todos os ingredientes num pirex e envolva bem. Deixe a marinar algumas horas e leve ao forno, tapado com papel de alumínio, 2 horas a 180graus. Quando faltar cerca de 30 minutos retire o papel de alumínio e deixe no forno.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

6 comentários:

  1. Uma refeição bem reconfortante, maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Com Bonsalt tudo se torna mais saudavel! ;)
    Excelente pratinho no forno!
    Boa Semana!
    Beijinho!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de frango assado e este ficou bem apetitoso
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Oi Su! Realmente o problema de pressão alta tem afetado cada vez mais pessoas, adorei a sugestão! Beijos e linda semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana, cá estou de volta a ativa depois de uns dias passados com minha filha. Este post é bem esclarecedor e útil. De fato a hipertensão assola o mundo todo. Aqui no Brasil, a hipertensão está se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. E o que é pior é que se trata de uma doença silenciosa e perigosa, e o sal é o grande vilão. Muito bom saber e conhecer esse sal sem sódio, e seu prato ficou lindo. Adoro frango assado. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  6. Eu vivo fora e noto bem que nós Portugueses somos os que mais abusamos no sal, sem sombra de dúvida!
    Adorei este pratinho... tão saboroso :)

    ResponderEliminar