sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Bolo Black and White

Bom dia!!!

Hoje trago um bolo que já é tradição na ceia de Natal... tradição em nossa casa está claro! Eu e a minha mana sempre gostamos muito de fazer bolos e doces, assim, todas as ocasiões festivas sempre foram um belo motivo parar prepararmos um doce que nunca tínhamos feito. Foi assim que no dia de Natal (há já alguns anos) resolvemos testar uma receita retirada de uma revista culinária. E a minha mãe gostou tanto, mas tanto, que diz que não é a mesma coisa se este bolo não estiver na mesa da ceia!

Atenção, é um bolinho que pode ser feito quando e onde quiserem, e a receita já sofreu algumas alterações, mas para nós é um bolinho de Natal! hehehe 

E para embelezar o bolinho uma vez mais as pastas da Sodifer fazem toda a diferença. Mas para vos mostrar que para usar a pasta de açúcar nem sempre é preciso cobrir o bolo todo deixo.vos esta sugestão, onde pequenos apontamentos de azevinho (em pasta de açúcar) fazem toda a diferença!

É um bolinho delicioso em que o chocolate é Rei!! Por isso mesmo achei que seria perfeito para comemorar o aniversário do Blog Ponto de Rebuçado e participar neste desafio. 

Fizemos assim:
Receita:6 ovos2 chávenas de chá de açúcar Rar1 chávena de chá de água3 chávenas de chá de farinha com fermento6 colheres de sopa de chocolate em pó(para o recheio e cobertura)400g de chocolate branco derretido400g de chocolate de culinária derretido400ml de natas(para a calda)2 chávenas de chá de leite4 colheres de sopa de açúcar Rar1 colher de sopa de essência de baunilha(para a decoração)pasta de açúcar verde e vermelha Sodiferaçúcar em pó




Bata as gemas com o açúcar e acrescente a água e a farinha.Bata as claras em castelo e envolva com uma colher de pau. Retire uma chávena de chá da mistura e acrescente o chocolate em pó. Coloque a massa branca numa forma redonda previamente untada com manteiga e farinha, coloque a massa de chocolate por cima e espalhe um pouco com um garfo. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus até o palito sair seco. Derreta o chocolate branco com 200 ml de natas e o chocolate negro com200 ml de natas. Misture os ingredientes da calda. Corte o bolo ao meio, regue com metade da calda e recheie com metade do recheio de chocolate branco e metade do de culinária. Coloque o topo do bolo por cima, regue com a restante calda e cubra o bolo totalmente com o restante creme da sua preferência (neste caso foi usado o de chocolate de culinária). Com o creme de chocolate branco faça círculos do interior para o exterior e com o palito faça desenhos. Por último faça os azevinhos com a pasta de açúcar usando o açúcar em pó para ajudar a estender a massa.




Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

17 comentários:

  1. Ficou um bolo lindo, lindo! Para os fãs de chocolate, como eu, é uma perdição...
    Obrigada pelo carinho diário e pela tua participação na minha comemoração!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Ficou mesmo bonitinho :) Perfeito!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Está lindo, lindo este teu bolinho!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Já comia um pedaço.
    Está lindíssimo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo e muito bem decorado.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Olá boa noite,
    O bolo ficou fantástico!
    Bjs e bom fim semana.

    ResponderEliminar
  7. Que giro que ficou.. :) deve ser uma delicia.

    beijinhos
    Mafalda

    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Su,
    deixei um comentário ma parece que deu erro!!
    Dizia eu que adorei este bolinho, ficou lindo e come-se muito bem em qualquer altura.
    A cobertura é bem gulosa, mesmo à minha medida
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar