domingo, 30 de dezembro de 2012

Creme de cogumelos, batata-doce e alho francês

Boa noite...

Esta semana vai ser um pouco complicada a nível de trabalho, porque tanto eu com o Tó entramos pela manha e só chegamos a casa ao final da noite... Mas como tivemos a possibilidade de ir a casa no Natal (pelos vistos Viana ainda estava no sitio e também não foi levada pelo fim do mundo...) temos de fazer este pequeno-grande sacrifício nesta semaninha de passagem de ano. 

Por isso mesmo fica impossível cozinhar para os dois... Assim resolvi fazer uma sopa para levar para o trabalho. Pelo menos é comidinha caseira e não tenho de ir comer fast-food.

Não sabia o que ia fazer, por isso mesmo resolvi ir ao continente na secção de legumes ver o que me inspirava e o que me parecia que iria combinar. Depois de olhar para a exposição vi uns cogumelos frescos que me pareceram deliciosos, mas como nunca tinha feito nenhuma sopa de cogumelos e não sabia sequer a base olhar para os outros ingredientes e pareceu-me que batata-doce e alho francês iria combinar bem. Aproveitei também para comprar uma manteiga que já há muito queria experimentar (a vaqueiro de alho) e a combinação não me podia ter corrido melhor!!!

Para os mais sépticos só tenho uma coisa a dizer, façam, provem e comprovem o que vos digo!!!




Ingredientes (para 6 pessoas):

·         250g de cogumelos brancos frescos
·         1 cebola pequena cortada em tirinhas
·         2 batatas doce medias
·         1 alho francês
·         1 copo de leite
·         200ml de natas
·         Sal grosso qb
·         1 litro de água
·         2 colheres de sopa de manteiga com alho vaqueiro
·         1 colher de sopa de azeite


Preparação:
Lavar bem a batata doce, o alho francês e os cogumelos. Descascar a batata-doce e cortar aos cubos, reservando. Cortar também o alho francês e laminar os cogumelos reservando separadamente.
Numa panela levar ao lume a manteiga, o azeite e a cebola e deixar refogar um pouco. Juntar os cogumelos e deixar refogar tudo junto misturando bem. Depois de deixar alguns minutos os cogumelos e reparar que eles diminuem o volume para metade, (nesta altura pode retirar alguns para decoração) juntar o alho francês, envolver bem e temperar com uma manada de sal grosso.
Por fim junte a batata-doce, o copo de leite, as natas e o litro de água e deixar ferver bem. Com uma faca tentar cortar a batata-doce levemente (quando conseguir cortar um cubo ao meio sem ter de fazer esforço é porque já está cozida).
Passar bem a sopa e está pronta a servir!!!


BOM APETITE!!! 

8 comentários: