sábado, 13 de julho de 2019

Galinha caseira com vinho na Redmond

bom dia!

A grande vantagem que tenho em ter mudado dos Açores para o Algarve é que estou muito mais vezes com a minha familia. E quando recebo visitas é sempre boa ideia receber com uma comidinha caseira!

Como a minha sogra tinha vindo cá e me tinha deixado uma galinha caseira, que estava no congelador, e tinha sobrado meia garrafa de tinto (que nem eu nem o Tó apreciamos), e como forma de não desperdiçar aquilo que foi “vendido” como sendo um bom vinho, resolvi fazer um coq au vin, prato típico francês de galinha marinada com vinho.



Mas, para quem me conhece, já sabem que posso até ver umas receitas, posso até ver uns videos.. mas vou acabar por inventar na receita e não seguir nada do que li.. e foi precisamente o que fiz! E não é que saiu bem?? A minha mana não conseguiria: se vai servir um prato a alguém tem de ser algo que ela já testou, corre sempre bem, e é bom. Já eu faço o que ouver, invento sempre, e se nao correr bem comemos e para a próxima irá sair melhor! E é só assim que me saem estas pérolas, inventadas sob pressão, e que saem melhor que a encomenda!

Peço só desculpa pelas fotos, uma vez que foi servida de imediato para convidados não pude perder muito tempo a fotografar...

Ingredientes:

1 galinha caseira cortada em pedaços
3 dentes de alho picados
Flor de sal
1 colher de chá de açafrão das indias
1 colher de chá de colorau
1/2 garrafa de vinho tinto
3 colheres de sopa de polpa de tomate

Coloque todos os ingredientes num recipiente e deixe a marinar pelo menos umas 2 horas.

1 chouriço picante
2 folhas de louro
2 dentes de alho esmagados
1 cebola
1 fio de azeite
1 colher de sopa de farinha de trigo

Coloque a máquina no programa fry (15 minutos) com o fio de azeite e o chouriço (sem pele e em rodelas) e deixe uns minutos. Acrescente as folhas de louro, a cebola e os alhos e deixe refogar. Quando estiver bem refogado junte a farinha e mexa muito bem. Acrescente a marinada do frango, misture bem, junte o frango, tape e programe bo STEW por 1 hora. Quando terminar retire e sirva decorando com salsa.

Para servir acompanhei com arroz e salada.





Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

1 comentário: