quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Caldo verde na Yammi - receita XL saudável sem batata

Bom dia!

Hoje trago mais uma versão de caldo verde sem batata na Yammi. Já entrei em modo pós festas e pré casamento, por isso mesmo as comidinhas e sopinhas têm de ser mais saudáveis para manter e eventualmente perder alguns quilinhos!


Esta versão que fiz, sem refogado, sem azeite, sem batata, ficou uma verdadeira delícia! E como fiz bastante quantidade deu para jantarmos bem, na companhia de amigos e levar na marmita para o trabalho!



É uma receita que rende batante e, se fizer 2 copos de sopa (ma vez que a base inicial é dividida a meio) dá bem para 6 / 10 pessoas, dependendo se é só para comer sopa ou se é como entrada!



Ingredientes:

5 courgetes
1 cebola
1 pitada se sal grosso
1 linguiça
200g de couve regional cortada para caldo verde



Comece por descascar as courgetes (para isso usei o descascador da Borner). Corte em cubos e coloque no copo da Yammi junto com a ebola cortada em 4 e um pedaço (do tamanho do dedo mindinho) já sem pele e linguiça (tudo deve ficar até ao limite máximo). Acrescente água até ao limite, tempere com sal e programe 20 minutos na temperatura máxima à vel 1. Quando terminar programe 1 minuto na vel 4 até à vel 6. Retire metade da base de caldo verde para o lado e junte 100g de couve, 1/2 da linguiça restante cortada em rodelas finas e um pouco de água, programando 15 minutos na vel 1 a temperatura máxima. Quando terminar está pronta a servir! A outra metade da base pode fazer logo de seguida ou congelar para usar mais tarde.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

6 comentários:

  1. Que delicioso caldo verde,....está a chegar o grande dia não é? É este ano, não é? Vai tudo correr bem, vais ver :)
    Feliz Dia de Reis :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Faço sempre caldo verde com batata, cá em casa ninguem dá por nada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Há muito que em vez de batata uso courgette nas sopas e fica igualmente deliciosa
    Esse caldo verde abriu-me o apetite

    ResponderEliminar
  4. Olá, já há muito que faço todas as minhas sopas sem batata (e a yammi é uma excelente ajuda para as fazer cremosas). No caso do caldo verde, costumo usar uma mistura de courgete e chuchu (e também fica deliciosa), mas deixo-lhe aqui como sugestão o que costumo fazer: ponho a couve numa das travessas da bandeja de vapor e o chouriço (uso de soja porque sou vegetariana, mas acho que também dá com o de carne) na outra. No fim, passo a couve para outro recipiente, despejo o puré por cima e junto o chouriço às rodelas. Fica deliciosa. Ah, e juntar um pouco de azeite no final não faz mal nenhum, antes pelo contrário: é uma gordura saudável e o nosso organismo também precisa delas (ainda que em doses pequenas).
    Espero que a minha sugestão lhe seja útil, obrigada pelas suas receitas e parabéns pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  5. Adoro uma sopa assim! Não tenho comido caldo verde, tenho de fazer na máquina qualquer dia. É muito reconfortante :)

    ResponderEliminar