quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Bolo de maça e noz com especiarias

Bom dia!

Fim de semana é dia de relaxar, ver filmes enrolados na mantinha e comer um docinho caseiro. Podem ser panquecas, podem ser iogurtes, bolachinhas, mas nada bate um bolinho caseiro.



E com o fresquinho que vai lá fora nada como um bolinho cheio de especiarias e nozes para aquecer a alma. Como tinha umas maças na fruteira usei-as também, o que resultou num bolo bem húmido e delicioso!


E acreditem quando vos digo que já não dispenso a minha Assistent da Electrolux para fazer os meus bolinhos cá em casa! Não só ficam perfeitos como é bem fácil de utilizar! E como tem duas taças, a maior é perfeita para estes bolinhos grandes, em que temos a certeza que a massa não vai virar! Uso também a tampa anti salpicos para evitar sujar a bancada e para colocar os ingredientes na massa! Fica na perfeição!



A conjugação de ingredientes, o cheirinho de bolo no forno, a fatia húmida e o chocolate na cobetura tornam este o melhor bolo par um dia frio de Inverno! Aquece o corpo e a mente!


Usei uma vez mais o Panol Spray da Sodifer para untar a forma na perfeição e sem esforços. Usei a forma de trevo d'A Metalúrgica para fazer este bolinho.





O chocolate usei da Casa Grande chocolatier e só vos digo... não há nada mais prático e mais delicioso! Derreti directamente no microondas, juntando as natas e misturando de 30 em 30 segundos e ao fim de 1 minuto e meio.. estava pronto!





Ingredientes:

4 ovos caseiros
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de amêndoa moida
1/2 chávena de chá de óleo
4 colheres de sopa de iogurte grego natural
2 chávenas de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
2 maças
120g de nozes
1 colher de chá de canela moida Margão
1 colher de café de erva doce Margão
1 colher de café de gengibre moido Margão





(para a cobertura)
1 tablete de chocolate Culinária Casa Grande
4 colheres de sopa de natas´
Pepitas coloridas Vahiné



Na taça da Assistent coloque os ovos com o açúcar e bata a vel 7 até dobrar de volume. Diminua a velocidade e acrescente a amêndoa moída e o óleo, deixando até ficar bem incorporado. Acrescente o iogurte e a farinha com fermento (na vel 4) até ficar bem misturado. De seguida junte as maças descascadas, descaroçadas e partidas em cubinhos junto com o miolo de noz picado e as especiarias, misture bem e coloque numa forma untada com Panol Spray e deixe até o palito sair seco.
Num recipiente parta o chocolate, junte as natas e leve ao microondas 1 minuto e meio, parando e mexendo de 30 em 30 segundos até ficar bem derretido. Polvilhe com pepitas coloridas.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

7 comentários:

  1. Esse teu bolo ficou tão bonito!
    Está mesmo muito apetitoso :)

    ResponderEliminar
  2. Oi Su,
    Deu até vontade de estar enrolada nas cobertas curtindo o frio e se deliciando com esse bolinho delicioso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  3. aiiii meu deus .... estou cheia de gula mmmm... ADORO

    beijinho

    sramliberdadenegra

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolos caseiros e deste já comia uma fatia :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. A forma é mesmo gira, ficou uma beleza! Uma beleza bem aromática e saborosa :)

    ResponderEliminar