sábado, 28 de novembro de 2015

Bolo de Rolo... nestas festas inove na sua mesa!!

Bom dia!

Hoje venho-vos apresentar uma novidade que há no nosso país: uma empresa nova e que é já um verdadeiro sucesso!!


O Bolo de Rolo é  uma iguaria oriunda dos portugueses que foi introduzida no Brasil unicamente pelo Estado de Pernambuco. O verdadeiro bolo de rolo, muitas vezes comparados a outros tipos de “Bolos Enrolados” como Rocambole, bolo de goiaba, entre outros, tem uma receita e forma única de ser feito.
Começo por lembrar que as damas portuguesas se instalaram, nessa terra a que primeiro chamaram Ilha de Vera Cruz, nas casas grandes dos engenhos de açúcar.Com elas vieram, na bagagem, suas cozinhas como tinham em Portugal - chaminés francesas, fogões, fumeiros, pesados tachos de cobre, caldeirões, alguidares e potes. Mas acabaram fazendo muitas adaptações.

Primeiro tiveram que dividir espaço na cozinha com índias e com escravas africanas. Depois aprenderam com essas índias que, no nosso calor tropical, melhor lugar para colocar a cozinha era fora da casa. Debaixo de um "puxado". Passando então a usar "jirau" (mesa com varas de madeira que servia para cortar e limpar as carnes), "tempre" (tripé de pedra ou ferro onde se apoiavam os panelões no fogo) e utensílios que não conheciam na Europa - panela de barro, colher de pau, pilões, urupemas, cuias, e cabaças.




Tiveram também que esquecer ingredientes que estavam habituadas a usar - maçã, pêra, marmelo, amêndoas, pinhões, cravo, canela e gengibre. Em troca provando novos gostos da terra - caju, goiaba, banana, abacaxi, castanha de caju, amendoim, milho, coco, mandioca. Mas, sobretudo, começaram a modificar boa parte das receitas originais que faziam em sua terra distante. Substituindo ingredientes.



Assim nasceu no Nordeste o Bolo de Rolo, a partir de adaptação do "colchão de noiva" português - trocando, na receita, seu recheio de amêndoa por um de goiaba. E passou-se a enrolar esse bolo em camadas cada vez mais finas. Como um rolo. O nome vem daí. A receita é a mesma, em todos os estados do Nordeste. Mas o de Pernambuco é diferente de todos os outros, pela maneira de fazer. Sobretudo pela delicadeza no jeito de enrolar as camadas.



Durante muitos anos esse bolo ficou restrito aos senhores de engenho, e posteriormente aos governadores de Pernambuco, se tornando popular posteriormente. Pela Lei Ordinária Nº 379/2007 o bolo-de-rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.


E agora digam-me lá se não é adequado que, todos estes anos depois, o nosso tradicional e renovado bolo volte às origens, com uma cara nova??' Pois claro que sim! E é este mesmo o conceito que esta empresa nos trás, a dar a conhecer o seu tradicional Bolo de Rolo de Pernambuco, a dar a provar as inovações feitas com a nossa receita tradicional e mostrar como a tradição e a forma de fazer se tornam essenciais para se conseguir o efeito enrrolado e fino característico deste bolo!


Este que hoje vos apresento é o tradicional de doce de goiaba, e é uma verdadeira tentação!! Acreditem quando vos digo que assim que chegou, estava eu no trabalho, todos o quiseram provar!! E inclusivamente um colega ligou logo para fazer a sua encomenda!!

Por isso a minha ideia é este Natal "substituir" o tradicional pelo novo, que não deixa de ser tradicional! que tal em vez de um tronco termos um Bolo de Rolo nas nossas mesas??? 



Há de goiaba (tradicional), chocolate, doce de leite e limão.... Qual deles escolher????



Este é uma verdadeira tentação!!!!!!!!

Façam as vossas encomendas:

Telefone:

932257656
Página:

Facebook:

Beijinhos,
Su

5 comentários:

  1. Olá Susana!!
    Bolo de rolo é realmente uma perdição, sucesso certo em qualquer festinha!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Qual deles escolher mesmo? Parecem todos tão bons e são muito bonitos também. Não conhecia esta marca. Vou lá fazer uma visita.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Humm que efeito visual delicioso...
    parece-me bem, dos quatro o que me despertou maior interesse foi o de limão, adoro o sabor do limão nos doces, dá um toque fresco e não se torna enjoativo
    Obrigada pela partilha!! Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso da história! Realmente voltar à origem depois desta evolução é engraçado. O bolo é lindo, com camadas tão fininhas, e os sabores parecem o máximo! :D

    ResponderEliminar