quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Penne com frango, shitake e legumes

Bom dia!

Há algo de muito curioso sobre os temperos usados cá em São Miguel: praticamente ninguém cozinha sem a famosa pimenta da terra. É de facto um tempero delicioso, que é basicamente constituído por pimenta que é moída co sal.



Quando apresentei esta delícia aos meus familiares eles não quiseram saber de mais nada, o que me "obriga", de cada vez que lá vou, a levar um frasquinho para cada um!!



Embora não tão radicalmente com os locais (que, juro-vos, põe disto em TUDO), acabei também eu por ter sempre um frasquinho no frigorífico, e fica de facto uma verdadeira tentação!!!



Tinha descongelado uns peitos de frango para fazer com massinha e lembrei-me... porque não juntar a pimenta?? huuummm... uns cogumelos shitake.... legumes... perfeito!!



E assim de forma simples e eficaz se fez esta refeição deliciosa! E uma vez mais tenho de dar destaque aos deliciosos cogumelos shitake da Casa do Vale, desta vez em água, que não só conjugaram na perfeição como são uma verdadeira delicia!



E, pois claro, já não vivo sem o melhor cortador de sempre: o cortador de legumes Borner! Sempre vi em programas de cuinária que devemos ter em atenção aos cortes dos alimentos, para que cozinhem de igual forma... e para isso este cortador é fantástico! Fica tudo igual em dois passos sem muita sujeira e com grande rapidez! Decidi usar o cortador em V e as laminas grossas para corar a cenoura, os tomates, a courgete e a cebola... Ficou tão giro que parecia tudo com o mesmo corte da massa que usei! Hehehe

Ingredientes:

250g de massa penne
sal grosso Necton - Marnoto
1 cebola
3 dentes de alho
1 fio de azeite
1 cenoura
2 peitos de frango
Açafrão das Indias Margão
Orégãos Margão
2 colheres de sopa de pimenta da terra
2 tomates
1 courgete
1 frasco de cogumelos shitake em água Casa do Vale
100ml de natas
100ml de água
queijo grana pardano

Coza a penne em água abundante com sal e reserve. Com o cortador de legumes Borner (lamina em V e fatias largas) corte a cebola e coloque numa frigideira larga (tipo wook) com um fio de azeite. Acrescente os alhos esmagados, deixe uns minutos e acrescente a cenoura cortada com o cortador de legumes Borner (lamina em V e fatias largas). Deixe refogar tudo junte e acrescente o frango cortado em cubos temperando na hora com sal, açafrão e oregãos. Quando o frango ganhar alguma cor junte o tomate e a pimenta da terra, deixe mais uns minutos e acrescente 100ml de água e os cogumelos. Junte de seguida as natas e a courgete cortada com o cortador de legumes Borner (lamina em V e fatias largas), acrescente a penne, misture bem e na hora de servir rale o queijo por cima.



Espero que gostem,
Bejinhos,
Su

9 comentários:

  1. Adoro este tipo de refeição, tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!! Uma massa bem saborosa aposto! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Aiii a hora de almoço a chegar, a fome a apertar e a babar-me para as tuas fotos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosto mesmo muito de pratos de massa. Então com frango e legumes... Para mim é uma comida de conforto deliciosa.
    Adorei a sugestão, está muito apetitosa :)
    Beijinhos
    Claudia

    ResponderEliminar
  5. Que belo aspecto que tem este pratinho, ficou mesmo tentador! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  6. Nunca usei, mas fiquei convencida com o convencimento dos familiares :)
    O prato parece mesmo bom :D

    ResponderEliminar