quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mexilhões à moda do meu padrinho

Bom dia!

A minha família tem uma tradição muito particular: todos os anos no dia 15 de Agosto há um pic nic com toda a gente. E isto pode envolver até mais de 100 pessoas!


A ideia é simples um momento de convívio entre familiares e amigos próximos. Um dia alegre e divertido em que a ideia é cada um trás uma entrada e uma sobremesa. É chegar às 10 e sair às 22, e desde manha á noite são feitos belos petiscos como arroz de feijão, caldo verde,  carnes várias, e entradinhas deliciosas.



E todos os anos há mexilhões preparados pelo meu padrinho que são simplesmente divinais... e já há 6 anos (desde que me mudei para os Açores) que eu perco este evento...



Mas este ano decidi trazer um pouco do pic nic familiar para cá, e decidi juntar uns amigos muito especias, uma receita deliciosa (que confirmei com o mestre) e a vontade de falar, rir e petiscar com um jantar cá em casa... e Acreditem que todos aprovaram!



O grande herói foi o cortador de legumes da Borner, que me deu uma grande ajuda na hora de preparar os legumes para este petisco.. seja a cenoura, pimentos, aipo e alho francês...  ficou tudo na perfeição e preparado num instante!



Ingredientes:


2 sacos de mexilhões frescos
1 alho francês
1 pimento vermelho
1 pimento verde
sal grosso
Moinho de pimentas
1 pedaço de aipo
1 cebola
6 dentes de alho esmagados
200ml de vinho branco









Comece por arranjar os mexilhões retirando a "barba" e lavando bem. De seguida, e com a ajuda do cortador de legumes da borner e da saladeira corte tiras de todos os legumes acima (usei para isso o cortador de lâmina em V e o cortador de laminas mais fino.
Numa panela coloque uma camada de mexilhões, tempere com sal e pimenta, coloque 3 dentes de alho e metade dos legumes cortados De seguida repita todas as camadas, tape e leve ao lume até os mexilhoes abrirem (cerca de 15 minutos). Misture bem tudo, coloque o vinho branco e deixe mais uns minutos. Sirva quente acompanhada por um belo pão.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

3 comentários:

  1. Nunca comi mexilhão, mas que bom que deve ser! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. adoro mexilhão sempre tão carnudos e saborosos e ai está uma bela forma de os fazer.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. É uma tradição muito engraçada! Aposto que os mexilhões ajudaram a festa ;)

    ResponderEliminar