segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Bolo lêvedo com compota de laranja da Pala - fotorreportagem

Bom dia,

Uma das coisas mais típicas que encontram cá nos Açores são os bolos lêvedos. Umas coisinhas fofas entre um pão e um bolo, que podem ser comidas simples ou abertas ao meio e recheadas a seu gosto.


E parece simplesmente impossível que ainda não tenha partilhado com vocês a minha versao destes bolinhos! Com os ingredientes certos e uma frigideira vão ver que simples que é preparar este bolinho delicioso!


A Assistent da Electrolux teve um papel fundamental na hora de amassar a massa, e conseguiu fazer na perfeição um trabalho que sendo eu demoraria muito mais e provavelmente não ficaria tão bem feito.



Esta minha versão, com um toque de limão, e sem muitos ovos fica ligeiramente mais maçuda, mas igualmente deliciosa e acompanhou na perfeição a deliciosa compota da Casa do Vale.



E em boa verdade vos digo que é uma das melhores compotas que já provei! Porquê? Porque normalmente acho as compotas demasiadamente doces... Esta conjuga na perfeição o doce co o "amargo" da própria fruta, uma vez que utiliza tanto os gomos como a casca. Como sei isso? Porque se consegue ver na compota as raspas perfeitas da casca conjugadas com os gomos e um delicioso liquido tipo mel...



Combinação mais que perfeita a não perder!



Ingredientes:

200ml de leite meio gordo
1 colher de sopa de margarina
15g de fermento de padeiro
400g de farinha sem fermento
100g de açúcar
1 ovo
raspa de 1/2 limão
Compota de laranja da Pala Casa do Vale









Num recipiente coloque o leite e a margarina e leve ao microondas cerca de 40 segundos. Misture o fermento de padeiro até envolver tudo e reserve. Na taça da batedeira coloque a farinha com o açúcar e o ovo e coloque o gancho, misturando tudo na vel 1 (acrescente a mistura de leite aos poucos e a raspa de limão) ou, caso a sua batedeira não tenha o gancho para amassar, envolva tudo e amasse com as mãos. Se estiver muito mole acrescente um pouco mais de farinha. Faça uma bola e deixe levedar cerca de 6 horas. De seguida forme 6 bolas mais pequenas e deixe novamente repousar cerca de 40 minutos. Polvilhe uma frigideira anti aderente com farinha e deixe cozinhar em lume brando de ambos os lados até dourar. Repita para todas as bolinhas e sirva acompanhando a gosto.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

8 comentários:

  1. Gosto imenso de bolos lêvedos, excelente sugestão!
    Que saudades tenho de os comer!

    ResponderEliminar
  2. Olá :) estive nos Açores há bem pouco tempo (adorei, claro!!!), provei o bolo lêvedo e fiquei fã. Agora vou experimentar a sua receita, obrigada por partilhar ;)

    Já agora, publiquei também hoje uma receita de geleia que fiz com a casca dos ananases que trouxe daí... e são uma boa opção para aplicar nestes bolinhos fofos. Podem consultar no meu sítio Açúcar & Sal (http://acucarsal.blogspot.pt/).

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Susana!
    Gosto muito de bolo levedo e, agora com a receita, torna-se mais fácil comer em casa! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi, vou meter no meu caderno de receitas para experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Adoro massas lêvedas, esses bolinhos parecem maravilhosos :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Susana, é só para dizer que já fiz e ficaram uma delícia :) obrigada por partilhar a receita.

    ResponderEliminar