terça-feira, 30 de junho de 2015

10 Fest - Jantar com o chef Pierre Sahut

Bom dia!

Já vos falei AQUI, AQUI, AQUI e AQUI deste fantástico festival de gastronomia cá nos Açores. Hoje termino com uma fotorreportagem do fabuloso jantar a que fomos!



Decidimo-nos pelo chef Pierre Shaut no dia 24 de Junho, e de uma coisa vos garanto: a não ser que não esteja cá para o ano volto a escolher um dia! E olhem que isto diz muito, porque para gastar 50 euros por pessoa para um jantar, e querer repetir no ano que vem, tenho de ter gostado muito!!!




Pierre Sahut é natural de Cahors, uma pequena vila no sudoeste da França, terra das trufas pretas, do “foie gras” e de bom vinho. O seu interesse por estes maravilhosos produtos foi-lhe incutido pelos pais e avós, eles próprios agricultores. Sahut decide enveredar pela sua verdadeira vocação - a cozinha - e inscreve-se na escola-hotel Quercy Perigord permanecen
do aí até 2003, quando finaliza o secundário. Estagiou no restaurante Louis XV, no Mónaco, onde descobriu o mundo de Alain Ducasse. Durante sete anos dedica-se de corpo e alma ao trabalho passando por restaurantes de referência como Plaza Athénée, Spoon, Torre Eiffel e Dorchester, em Paris e Londres. Para além de Ducasse, Sahut também teve o privilégio de trabalhar com Stéphane Gaborieu o “Meilleur Ouvrier de France 2002”. Decide então continuar a aprofundar ainda mais os seus conhecimentos e junta-se à equipa de Royal Monceau-Raffles em Paris, por algum tempo. Atualmente Pierre Sahut é Chef Executivo no restaurante La Gauloise, uma instituição com história em Paris, onde passaram com frequência figuras francesas de referência, como o ex-presidente francês François Miterrand. Neste novo desafio Pierre desenvolveu uma ementa simples porém elegante, inspirada pelos magníficos produtos nacionais que são cozinhados com um toque especial: amor.


Quando chegamos e enquanto aguardavamos, travamos conhecimento com algumas pessoas que aguardavam também pelo jantar! E depois de dois dedos de conversa ainda ganhamos de oferta um belo gin, oferta essa segundo o senhor pela nossa simpatia!! Sem duvida que temos de ser simpáticos mais vezes! hehehe


Eis que dou uma olhadela ao menu... lapas Yes please! Foie gras... delicious... Polvo... polvo??? Nãaaaaoooo (para quem não sabe eu e polvo, lulas e chocos não nos damos bem), John Dory? o que será? Vitela assada... parece-me bem! e a Taça de ananás.. huummm ok.. ainda se fosse um bolinho.. hehehe


Vamos lá então começar!! 1º prato: as lapas.... fenomenais!! Ai o que eu não dava para comer mais duas ou três!! Primeiro pensamento?? Se isto continuar assim se calhar ainda saio daqui a gostar de polvo!!




Segundo prato: Foie gras! Muito bom, mas não é para todos os gostos.. Eu e o Tó gostamos, mas eu já estou habituada a esses sabores já que a minha família é da França! No entanto houvi algumas pessoa dizerem que não era nada do agrado delas!


E em seguida o polvo!! Resultado: acabei por comer 2 ou três pedaços mas dei o restante ao Tó. De sabor gostei, e não tinha nada a ver com os que já comi (que inevitavelmente me fazem correr para a casa de banho com tendências de regurgitar). Um sabor bem suave a agradável.. mas continuo a não gostar da textura do mesmo!


Segue-se o John Dory, ao que parece um peixe.. e que delícia!! O seu sabor fez-me lembrar camarão (e eu ADORO camarão), no ponto e com um acompanhamento fabuloso deixou-me com votade de mais!!


Segue-se a vitela... e só vos digo isto.. o Tó ainda não se calou com a vitela!! Quase que chora ao pensar que nunca mais vai comer outra igual! E o Tó, o meu Tó, comeu os esinafres, a alcachofra e não só não se queixou como ainda lambeu os dedos!! Oh Sr Chef.. não me pode dar a receita??? 



E finalmente?? A sobremesa! (pode vir mais uma de vitela para sobremesa dizia o Tó!!) Uma verdadeira ode ao ananás de cá! Uma delícia de texturas e sabores e o fim perfeito para uma noite fabulosa!


Tudo isto excelentemente acompanhado por vinhos de qualidade! Sem dúvida a repetir!

Beijinhos,
Su

Sem comentários:

Enviar um comentário