terça-feira, 14 de abril de 2015

Tarte de coco

Bom dia!

Gosto imenso de preparar um docinho caseiro! Não há nada melhor do que o cheirinho que vem do forno, a sensação de dever cumprido e o prazer que obtemos de quem prova os nossos petiscos.


Desta vez queria preparar algo co coco. Lembrei-me de um bolo, de coquinhos, de queques... Isto até me deparar com esta receita deliciosa do livro Culinarrium da Vaqueiro. Como tinha tudo em casa decidi pôr mãos à obra e podem ter a certeza que não me arrependi!



A ajuda da Assistent da Electrolux foi uma vez mais indispensável! Tanto para amassar de forma perfeita a base da minha tarte como para me ajudar a incorporar a calda com o coco sem deixar de bater... Deixou tudo perfeito e ajudou-me a tornar esta sobremesa ainda mais deliciosa!



Deixo-vos com um pequeno video explicativo:



E a receita:

Ingredientes:
200g de farinha
75g de açúcar
100g de margarina
1 ovo

Coloque a farinha, o açúcar e a margarina na taça da Assistent e deixe incorporar com o batedor plano. Acrescente o ovo e deixe amassar tudo junto a velocidade baixa. Coloque a massa no fundo de uma tarteira, acalque bem e deixe descansar enquanto prepara o recheio.


400g de açúcar
1 imão (raspa e sumo)
100ml de água
125g de coco
4 ovos

Com o Ralador da Borner rale a casca de limão e junte a casca. o sumo, a água e o açúcar numa panela deixando ferver cerca de 5 minutos. Entretanto coloque os ovos com o coco na taça da Assistent e com o batedor de arames deixe incorporar tudo junto. Acrescente a calda em fio sem deixar de bater (a tampa anti-salpicos não só ajuda para juntar a calda como previne um desastre de sujidade na cozinha) e deixe bater tudo junto mais uns minutos. Coloque o recheio sobre a base e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de  45 minutos. Deixe arrefecer e sirva.


Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

7 comentários:

  1. mesmo nada melhor o cheio que vem do forno. tem um aspeto magnifico a tarte.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro doces com coco, esta tarte é simples e deve ser tão boa!!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que bela sobremesa para depois do almoçito.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Tão bom! Adoro coco é pena o maridinho não gostar. Deves em quando faço os bolinhos de coco só para satisfazer a gula. :P
    Mas esta sugestão ficou divinal. Quero! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que tarte fantástica! Adoro côco e sei que vou adorar esta tarte. Vou levar a receita.

    Bjs

    ResponderEliminar