quinta-feira, 5 de março de 2015

Bolo de chocolate e beterraba

Bom dia!

Há imenso tempo que via na net imensas receitas de bolo de chocolate com beterraba. Todos diziam que a combinação era perfeita, que o bolo ficava delicioso, etc, etc.. e aos poucos vi-me com uma imensa vontade de testar esta combinação.



Por isso mesmo quando vi na minha frutaria uma embalagem de beterraba já cozida levei-a comigo, na expectativa de testar uma receita assim. E depois deu-se a pergunta... qual a receita???



Resolvi folhear os meus livros e deparei-me com uma receita de bolo de chocolate de aspecto tentados, com o centro ainda húmido do chef Henrique Sá Pessoa, um livro do Ingrediente Secreto.. e qual não foi o meu espanto quando reparei que esta receita em particular tinha beterraba??? 




Receita escolhida tive de alterar alguma coisa (ou o chocolate, que não tinha em casa nem com 70 % de cacau nem cacau em pó, ou o açúcar que não tinha amarelo..) mas garanto que esta receita me convenceu de tal forma que fui gaba-la imediatamente e passei logo a receita à A. para ela testar!



E claro está que não posso deixar de valorizar a preciosa ajuda da Assistent da Electrolux na confecção desta receita! É certo que só necessitei da batedeira para bater as claras em castelo... então qual a vantagem??? Simples: enquanto as claras batiam eu estava a juntar o chocolate ás gemas... isto porque a Assisntent não precisa de mim para o fazer, ao contrário da minha antiga batedeira... E claro é mais fácil juntar o açúcar às claras ainda a bater! E ficam simplesmente perfeitamente batidas, sem esforço! perfeito!



Deixo-vos com a receita:

Ingredientes:

120g de puré de beterraba
200g de chocolate em barra
1 café
200g de manteiga amolecida
135g de farinha com fermento
3 colheres de sopa de chocolate em pó
5 ovos
250g de açúcar
açúcar em pó











Triture a beterraba já cozida e reserve.
Derreta o chocolate com o café e a manteiga em banho maria até ficar sem grumos. Entretanto separe as gemas das claras e coloque as claras a bater na Assistent até ficarem em castelo. Quando as claras estiverem em castelo, e sem parar de bater, acrescente aos poucos o açúcar e deixe bater até ficar um merengue firme. Junte a mistura de chocolate, manteiga e café às gemas (aos poucos e mexendo sempre para não cozer as gemas, acrescente a berettaba, misture bem, e por fim junte a farinha e o chocolate em pó peneirados misturando tudo muito bem. Envolva com as claras em castelo e leve ao forno numa forma d'A Metalúrgica untada com manteiga e farinha a 160 graus cerca de 30 a 40 minutos (eu deixei um pouco mais, mas pode deixar para ficar mal cozido no centro, tipo fondant). Retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó, servindo com créme fraiche.




Espero que gostem,
beijinhos,
Su

11 comentários:

  1. que bolinho com bom aspeto, e bem simples de fazer.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Deve ser óptimo! Nunca experimentei mas já estou como tu, vejo tantas receitas com beterraba e chocolate que vou ter mesmo que ceder à tentação! :)

    ResponderEliminar
  3. Que bonita, comia uma fatia neste momento!

    ResponderEliminar
  4. que delicia que deve ter ficado minha amiga bjokas doces

    ResponderEliminar
  5. Já fiz um e gostei muito não posso é dizer aqui em casa o que leva senão corro o risco de ter que comer sozinha
    O teu parece-me bem apetitoso
    bj

    ResponderEliminar
  6. Parece muito saboroso. Hei de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Olá :)....
    Fabuloso aspecto e estrondosa apresentação!!!! Cadê a minha fatia :)..... Adorei!!!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Oiii
    confesso que não sou apreciadora de beterraba mas esse bolinho esta cá com um aspecto que só apetece exprimentar 😉

    Bjsss
    Criandocomamorculinaria.blogspot.pt

    ResponderEliminar