sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Lasanha de carne

Bom dia!

Já há muito tempo que não fazia uma lasanha. Na verdade sempre gostei desta comida, bem como de receitas com massas, pizzas, etc... conclusão: sou fã da comida italiana!
Desta vez resolvi pedir ajuda à minha auxiliar da cozinha (a Yammi) para me ajudar a preparar tanto o molho como a carne... e ainda bem que o fiz! O trabalho reduziu para metade e o sabor...? esse ficou perfeito!



Como sempre juntei alguns ingredientes que tinha no frigorífico e que achei que poderiam conjugar bem (meio pimento, meio chouriço, 1 parte branca de alho francês... porque não?). É uma rceita muito versátil, e que nunca faço da mesma maneira. Um dia junto cenoura, noutro espinafres... Tudo depende do que precisa de ser usado no meu frigorífico!



Acrescentei também o meu já (não tão secreto) ingrediente maravilha: o Refogado da Horta da Compal. Não me canso de dizer que é de facto um produto maravilhoso e já por si cheio de sabor, que torna as refeições ainda mais deliciosas!
Por último, mas não menos importante, devo ressalvar a importância de se temperar bem a comida. Desta vez a Suldouro e as suas especiarias foram as estrelas, quando foi necessário o louro, o moinho de pimentas ou mesmo os orégãos!



Ingredientes:

para o béchamel:
800ml de leite
80g de farinha
60g de margarina
sal

No copo da Yammi coloque todos os ingredientes e programe 15 min na vel 3 a 90 graus.



para a carne:
1 cebola
3 dentes de alho
1 parte branca de alho francês
1/2 pimento vermelho
1/2 chouriço
60ml de azeite
sal grosso
600g de carne picada
100ml de vinho branco



Coloque a cebola, os alhos, o alho francês, o pimento e o chouriço no copo da yammi e programe 15seg vel5. 
Junte o azeite, o refogado, o louro e os orégãos e programe 8 min, vel 2 a 100 graus. Acrescente a carne, o vinho, tempere com sal e pimenta e programe 10min vel 1 100 graus

para a lasanha:
molho béchamel (receita acima)
preparado de carne (receita acima)
placas de massa para lasanha
queijo de são Jorge Ralado



Num tabuleiro coloque um pouco de béchamel (só mesmo um pouco) e por cima umas placas de massa. Coloque a carne, béchamel, massa e assim sucessivamente finalizando com a massa. Regue com o restante béchamel e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a 170graus (cima e baixo) por 40 minutos. Sirva acompanhado por uma saladinha.



Esta lasanha rende bastante e é perfeita para a marmita!

Espero que gostem,
beijinhos,
Su

2 comentários:

  1. Olá Susana... muito obrigada pela inspiração. Vou experimentar uma versão vegetariana, depois darei notícias...

    ResponderEliminar
  2. Sou fã de comida italiana, e esta tua lasanha está com um aspeto delicioso!! Parabéns!

    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar