sábado, 15 de março de 2014

Mil folhas Yammi

Bom dia!!!

Sou completamente viciada em doces de massa folhada e creme de ovo. Por isso mesmo, quando me deparei com esta receita do blogue Eu Sou gulosa sabia que não me ia escapar, e guardei imediatamente. Assim que vi esta receita do blogue A Nel na cozinha das maravilhas, ispirada na receita que vos falei em cima tive a certeza que não ia escapar.

Mas, como em tudo na nossa vida, por vezes surgem imprevistos, acabamos por fazer coisas diferentes, e aquela que estava marcada acaba por ficar um pouco esquecida. O que aconteceu foi lembrar-me que o Tó está quase a fazer anos, e lembrei-me de testar a receita para saber se estaria aprovada como bolo de anos. Para além disso pareceu-me  adequado para levar num jantar de amigos! 


Simplesmente delicioso! Foi totalmente aprovado tanto por mim como pelos meus amigo e é sem dúvida uma receita a repetir! Resolvi  adaptar a receita na Yammi e o creme ficou uma verdadeira delícia!


Fiz assim:
2 bases de massa folhada quadrada (que na realidade é rectangular)
400 ml de leite
160g de açúcar
3 ovos mais uma gema ( a clara é usada na decoração)
50g de maizena
2 colheres de chá de açúcar baunilhado Suldouro
20 g de margarina

1 clara
150g de açúcar em pó
2 colheres de chá de chocolate em pó
1 colher de chá de água


Pré aqueça o forno a 180 graus. Corte as massas folhadas ao meio (no sentido de maior comprimento) e fure todas com um garfo para não incharem muito. coloque em dois tabuleiros de ir ao forno e quando estiver dourada por baixo vire ao contrário até dourar do outro lado. Retire do forno e deixe arrefecer.
No copo da Yammi coloque o leite, o açúcar, os ovos e a gema, a maizena, o açúcar baunilhado, a margarina e programar 6 min, vel 4, tem 100. Como ao terminar o tempo ainda estava muito líquido programei mais 8 min, vel 3 a 90 graus. Terminado esse tempo estava com uma consistência bem cremosa.
Para a decoração coloque a clara num recipiente e bata (com um garfo, um fouet ou mesmo uma batedeira) até ficar uma espuma granca. Acrescente o açúcar em pó colher a colher até ficar tudo bem envolvido. Retire duas colheres de sopa do preparado branco, junte o chocolate e acrescente umas gotas de água até ficar com uma consistência parecida com a do creme branco. 
Para montar o bolo coloque uma base de massa folhada, um terço do creme pasteleiro, a segunda base de massa folhada, outro terço de creme, outra base de massa, creme e por fim a ultima base de massa. Esmigalhe um pouco com as mãos de modo a que fique uniforme e espalhe o creme que escorre nas laterais. Coloque o creme branco da decoração de forma uniforme na base de massa folhada  e coloque o creme de chocolate num saco de congelação (para ser usado tipo saco de pasteleiro). Corte uma ponta fina no saco de congelação e comece por fazer as laterais da massa folhada com o creme de chocolate. Faça mais 3 riscas no centro (no sentido de maior comprimento) e com um palito faça os desenhos (arrastando o palito no sentido de menor comprimeto uma vez de um lado e depois para o outro lado).


Espero que gostem!
Beijinhos,
Su

8 comentários:

  1. Esse doce me deixou com água na boca, eu queroooo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Wow!! Ficou lindíssimo!!! Adorei a receita e fica com um visual espantoso. Parece também ser delicioso!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo Su... :)
    É um bolo simples, só custa o primeiro!!!!
    Desaparece num instante.
    Obrigada pela referência ao meu Blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lindo e delicioso!!

    Amo , amo doce de massa folhada com muitooooooo creme!!!!

    Sue, tenha um lindo domingo, beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  5. Está muito bonito e já comia uma fatia :-)

    ResponderEliminar