segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sopa de Laranja - Gang dos Frescos

Bom dia!!!

Este pratinho já não é uma estreia neste blogue, mas é uma sopa que cá em casa é sempre bem vinda. Na verdade, e embora todos saibamos que a sopa faz bem, e que se deve comer sempre uma sopinha, também todos sabemos que é aquele prato que quase toda a gente evita, em especial as crianças. E por isso mesmo, embora já não seja a primeira vez que vos trago este prato, assim que o Lidl me propôs preparar alguns pratos com morangos ou cenouras soube que este teria obrigatoriamente de ser um deles.



A iniciativa Gang dos Frescos, tal como já vos disse, tem um objectivo bem claro de promover uma alimentação mais saudável, e incentivar as crianças para isso talvez seja o maior desafio. A verdade é que esta sopa, pelo menos na minha família, fez de tal forma sucesso que as crianças são as primeiras a pedir a sopa! Chegou mesmo a acontecer, com uma prima minha, ela estar a pedir para comer sopa ao lanche, em vez de leite com bolachas!!! Surpreendidos???



Claro que nem todas as crianças são iguais, e eu quando vos digo que esta sopa faz sucesso entre os mais novos apenas vos estou a falar da minha experiência pessoal. Por isso mesmo vos peço: façam ai em casa e digam de vossa justiça!



Fiz assim:

1 cebola grande cortada em rodelas
4 dentes de alhos
2 nabos (525 g depois de descascados)
Cenouras biológicas (850g depois de descascadas)
1 Fio de azeite
Sumo de duas laranjas (reserve a casca para servir)
Sal grosso Necton
Fatias de pão de forma
Queijo curado de cabra com Pimenta Preta Lacticinios do Paiva
Cenouras baby
Mel de laranjeira It by Jugais




Numa panela coloque a cebola e os dentes de alho picados. Acrescente os nabos e as cenouras cortadas em cubos e o azeite e deixe refogar. Tempere com sal e acrescente água até ficar 2 cm acima dos legumes. Deixe cozinhar até conseguir cortar os cubos de cennoura ao meio com uma faca sem esforço (a prova que os legumes já estão cozidos). Passe com uma varinha mágica até ficar bem cremoso e acrescente o sumo das laranjas. Sirva nas cascas de laranja.
Para acompanhar prepare as cenouras baby: descasque as cenouras e coloque numa frigideira com mel de laranjeira e deixe caramelizar até as cenouras ficarem prontas. Coloque as fatias de pão de forma com fatias de queijo no forno até tostarem (para as crianças opte por um queijo menos forte).


Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

7 comentários:

  1. Que linda apresentação! Gosto muito de sopa de cenoura, e dentro da laranja fica ainda mais atraente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Parece ser uma sopa muito refrescante, fiquei tentado em experimentar 😊 bj

    ResponderEliminar
  3. Adorei apresentação, a sopa deve ter ficado divina!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi sopa de laranja! A tua ficou com uma cor linda e apresentação é muito interessante :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Pois olha que por aqui nós adoramos sopa, é raro faltar ás refeições! De laranja confesso que nunca comi, mas acredito que seja bom! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom o post gostei muito essa sopa enteressante!

    ResponderEliminar