sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Toucinho do céu Yammi

Bom dia!!

Parece impossível, mas o Natal aproxima-se a passos largos! Eu gosto imenso desta época natalícia.. são as casas que se enchem de cores, por tolo o lado ouve-se música de Natal, a família junta-se, enfim... gosto mesmo muito.
Por aqui já se vêm muitos bloggers que resolveram pôr as mãos na massa e dar sugestões, seja para cabazes de Natal, seja para a ceia, com sugestões simplesmente maravilhosa que me tem deixado deliciada.


Em minha casa esta época sempre foi vivida intensamente, com brincadeiras e enfeites e música, muita música de Natal. Desde os dias que antecedem o Natal, à nostalgia que vem depois, a minha casa enchia-se de cores, cheiros, texturas e som, e, felizmente, sempre foi uma época vivida com toda a poupa e circunstância.

Por tudo isso as músicas associadas ao Natal sempre me deixaram com um sorriso de orelha a orelha, e quando já se ouvem muitos "já não posso com estas músicas" e "onde quer que vá é só sininhos" e afins, a mim as músicas de Natal nunca me incomodaram, muito pelo contrário! Chegam mesmo a animar um dia mais cinzento!


Foi precisamente depois de um dia de trabalho, em que a loja esteve o dia todo no "canal de Natal", com músicas sem parar, cheias de sininhos e outros que tais, que cheguei a casa com uma enorme vontade de fazer um docinho que iria ficar perfeito na mesa de Natal! Resolvi pesquisar no livro da Yammi se havia alguma receita que me inspirasse, e sendo eu amante de bolos e doce de ovos, devo dizer que a imagem deste toucinho do céu me encheu completamente as medidas!

Depois de ver a proposta de blogue  Limited Edition, que em conjunto com a Alecrim aos Molhos nos resolveram propor um desafio dedicado aos 5 sentidos, mas onde teríamos de seleccionar apenas um, esta receita pareceu-me a mais indicada! Afinal, depois de tantas músicas de Natal, o sentido da audição ficou mais que estimulado e foi por causa disso que surgiu este Toucinho! De fato quase podia jurar que "ouvi" o livro de receitas a "chamar" por mim! E quando a página certa de abriu, ouvi de facto o Tó a dizer:"huuummm... essa receita deve ser deliciosa"!!! E depois de provar? Não há nada que me dê mais prazer do que "ouvir" o longo silêncio de quem está a saborear... e no final ouvir os huummms e "sim senhores" de aprovação!

Acreditem no que vos digo,este bolinho na mesa de Natal não desilude nem no aspecto nem no sabor!!!

Podem encontrar a receita na página 216 do livro da Yammi.




Fiz assim:
180ml de água
300g de açúcar
40g de manteiga
4 ovos
3 gemas
160g de miolo de amendoa


Coloque a água e o açúcar no copo e programe 15 min, vel 1 na temperatura máxima (ST) (coloque o cesto sobre a tampa em vez do copo de medição).  Acrescente a manteiga (eu acrescentei no último minuto dos 15) e deixe arrefecer.
Num recipiente à parte bata com uma vara de arames os ovos junto com as gemas. Programe 1 min na vel 3 e vá vertendo a mistura de ovos e gema. Quando terminar acrescente o miolo de amêndoa e misture com a espátula.
Coloque o preparado numa forma (eu coloquei noma forma de tarte que untei com manteiga e coloquei papel vegetal) e leve ao forno pré aquecido cerca de 50 minutos.
Deixe arrefecer, desenforme e na hora de servir polvilhe com açúcar em pó.


Vai uma fatia???

Beijinhos,
Su

17 comentários:

  1. Adoro toucinho do céu, tem um aspeto muito guloso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Deve ser mesmo bom e de gulosa para gulosa :hummmmmmmmmmmmm....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. E quem não gosta desta época?
    O toucinho ficou com óptimo aspecto!
    Difícil seria ficar só por uma fatia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, deve ser um verdadeiro pecado da gula!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante da originalidade da relação entre os sininhos e as musicas de Natal e o toucinho do céu com que nos presenteaste! Parabéns e muito obrigada pela tua participação! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Susana também gosto muito do Natal, o aroma que exala pelas casa a assados e frutos, as musicas, a alegria contagiante, o encontro com os familiares,a troca de presentes, os brindes, tudo é muito gostoso e muito festivo. Gosto demais. Toucinho do céu é um doce que gosto muito, porém nunca fiz. Ficou lindo e cremoso o seu. Muito bonito e que não pode faltar na Ceia de Natal. Aproveito a oportunidade para deixar meus votos de um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo com muita paz, saúde, e alegrias junto aos seus. Beijinhos. Até 2014

    ResponderEliminar
  7. Que delicia, estou a ver que essa máquina faz maravilhas
    Um beijinho e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito do espírito do Natal e em particular das músicas, provavelmente por ter aprendido imensas no coro do colégio e ainda hoje saber muitas de cor!
    Nunca fiz toucinho do céu, apesar de gostar imenso! Ficou com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Que linda participação querida e que toucinho do céu mais lindo e convidativo. Eu que adoro, já estou para aqui a salivar...
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Olá! Tambem tenho uma yammi e decidi fazer esta receita mas nao me saiu bem apesar de ter feito tudo o que diz na receita... foi a primeira vez q uma receita da yammi me saiu mal... :( quando vai a cozer a amendoa separa se do creme de ovos e ficam duas camadas distintas... uma de amendoas e outra de uma especie de pudim de ovos... porque sera q acontece? Sera que me poderia dar uma pista? Vejo que o seu saiu com o aspecto do livro e tem muito bom aspecto! ;) obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Usou miolo de amêndoa ou moeu na yammi? Eu usei miolo já comprado. Se a amêndoa não tiver quase tipo farinha pode não aderir aos restantes ingredientes e separar... Para além disso também pode depender do forno. O meu é dos antigos, logo no posso escolher temperaturas nem posições, mas so tem calor baixo, por isso diria para não pôr a resistência de cima! Espero que ajude...
      Beijinhos,
      Su

      Eliminar
  11. Obrigada pela pronta resposta! Moi na yammi por ser o que dizia na receita e ate serem dois tipos de amendoa... mas com certeza nao moi o suficiente... quanto ao forno cozinhei sem resistencia e a baixa temperatura como tb indica no livro. Presumo q tenha mm a ver com a amendoa... mas parece me que as indicacoes da receita deviam ser mais exactas... quando manda arrefecer a calda antes de por as gemas deixou mesmo ficar frio ou so tepido? Obrigada! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo sincera não tenho a certeza se deixer arrefecer completamente, mas conhecendo-me como conheço devo ter deixado arrefecer só um pouco.. Gosto pouco de ter de esperar! Hehe.. A amêndoa usei já moída porque era a que tinha em casa... Por isso é que acho que pode ser isso :)

      Eliminar
  12. Pois tb so vejo essa opcao... obrigada! Bons cozinhados! :)

    ResponderEliminar