segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Queques de Natal

Bom dia!!!

Gosto imenso desta época. Em todo o lado ouvimos as belas músicas, vemos os pinheiros de Natal, abundam os enfeites Natalícios, e sentimos as boas energias que pairam no ar. Nesta altura é quando nos reunimos para ver o que vai haver na mesa lá de casa. A refeição já está mais do que decidida: bacalhau com batatas e couve e o molho de Natal. As decisões prendem-se com as sobremesas.. uma vez que eu e a minha mana andamos a explorar o cake design ainda estamos a decidir o bolo e a decoração. 


Uma vez mais confirmo a garnde ajuda que a Yammi nos dá nesta época. A preparação de uns queques recheados não poderia ter sido mais fácil. Preparei o tradicional bolo de iogurte como está no livro da Yammi e dividi em forminhas de queques. Simples, prático, rápido e sem muita louça para lavar! A receita destes queques encontram-na na pág 201, onde baixei um pouco o açúcar uma vez que tinha o objectivo de os rechear

Para a decoração usei uma vez mais as pastas de açúcar da Sodifer. Devo dizer desde já que são pastas muito fáceis de trabalhar que apresentam um sortido variado de cores diferentes, uma grande ajuda para este tipo de trabalhos. Existem embalagens de 400g e outras de 1 kg, e encontro vantagens em ambas. As de 400g são o tamanho ideal para cobrir um bolo normal completo. Como tem várias cores são também óptimas para usar pequenas quantidades para os pormenores. 



As embalagens grandes são perfeitas para usar o que quer e guardar o que não precisa para uma nova oportunidade. Quem trabalha, ou já trabalhou, em pasta de açúcar sabe que para conservar as pastas, e para evitar que estas sequem, têm de se andar constantemente com película aderente. Isto porque tudo o que não é utilizado deve ser envolvido em película aderente para não secar. Sempre a pensar no utilizador a Sodifer desenvolveu uma nova embalagem, com fecho zip, que permite utilizar o que quiser e com um simples gesto tapar, garantindo que a pasta se mantêm em perfeitas condições!




Para a decoração ganhei inspiração no grande mundo da internet, com várias ideias resolvi fazer cada queque com uma decoração diferente e bem natalícia!


Mas nem só de decorações se vive o Natal, e os bolinhos na mesa da ceia devem ser tão bonitos por fora como deliciosas por dentro. Garanto que estes queques não deixaram ninguém indiferente. Com um exterior simples para deixar o recheio brilhar, o creme de limão da Casa da Prisca tem o lugar de destaque que merece. Com um sabor deliciosamente intenso, que lembra doce de ovos com um toque de limão, este lemon curd é perfeito para este tipo de queques!

Ingredientes:
1 iogurte natural
4 ovos 
1 pitada de sal
200g de açúcar
300g de farinha com fermento
Lemon Curd Casa da Prisca
pastas de açúcar Sodifer

Coloque o misturador no copo junto com o iogurte, os ovos, o óleo e o sal e programe 2 min na vel 4. Junte o açúcar e programe mais 3 min vel 3. Quando terminar programe 4 min vel 2 e vá juntando a farinha aos poucos pela abertura. Coloque papeis de queques nas forminha e divida a massa pelas formas. Leve ao forno pré-aquecido até o palito sair seco, retire e deixe arrefecer.  Com uma faca retire uma "tampa" de cada queque e retire um pouco do miolo. Recheie com o creme de limão e volte a tapar com a "tampa" reservada. coloque no topo uma fina camada de creme de limão e decore a gosto com as pastas de açúcar.


Espero que gostem desta sugestão,
Beijinhos,
Su

12 comentários:

  1. Manda um pelo correio :D
    Ficaram lindos!
    Beijinho e Boa Semana!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos ,e tem um interior delicioso.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Ficaram uns queques tão lindos... muito artísticos!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Su,

    Devo dizer que esses cupcakes estão fabulosos, lindos, natalicios e decorados com grande talento ! :)
    Os meus parabéns ! :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Estão tão lindos e profissionais e que delícia devem ser com esse interior de lemon curd!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Uau... que lindos, super alegres com a cara do Natal!
    Um Feliz Natal e ano novo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que queques tão giros, ficaram mesmo bem!!! Fizeste um óptimo trabalho, estão perfeitos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Cada um mais giro que o anterior!! :)beijinhos

    ResponderEliminar