sábado, 7 de dezembro de 2013

Bolo de Natal - Blog Mais Doce de Portugal

Bom dia!!

Tenho o prazer de anunciar uma fantástica parceria entre o Su Delícia e a Sodifer, que teve a gentileza de me mandar alguns dos seus produtos para testar e vos dar a conhecer. Trata-se de uma empresa Portuguesa ligada à indústria da Panificação, Pastelaria e Hotelaria, e os seus produtos, garanto, são de extrema qualidade!!! Convido-vos a carregar AQUI para ficarem a conhecer um pouco melhor esta empresa.


Já tinha testado a pasta de açúcar pela primeira vez  neste bolo de Hallowen, o meu primeiro bolo em pasta de açúcar feito com a minha irmã. Desta vez, e depois de receber pasta de açúcar de várias cores pela Sodifer, resolvi aventurar-me novamente nestas andanças, e criar o primeiro bolo em pasta de açúcar que fiz sozinha.



Confesso.... estou super orgulhosa deste bolinho!!! Desde o interior bem natalício, cheio de especiarias e nozes, um bolo mais consistente mas simplesmente delicioso, ao exterior decorado.. Fiquei bastante satisfeita com o resultado final, e penso ser o ideal para esta altura.


Aproveitando o fantástico passatempo promovido pela RAR na sua página do facebook considero este o bolo perfeito para concorrer!


O bolinho fiz no dia anterior à noite, e a Yammi deu-me uma grande ajuda. Como sei que o bolo deve estar frio para decorar em pasta de açúcar, quando me lembrei de fazer a decoração no meu dia de folga já eram 10 da noite do dia anterior! Nada como a Yammi para ajudar no processo. Queria fazer um bolinho mesmo para esta data, cheio de especiarias, nozes mas com o toque da laranja. A receita foi inventada na hora, e o bolo fica mais consistente, mas garanto que cá em casa todos gostamos. Tem um sabor diferente mas delicioso!

Fiz assim:
raspa de 2 laranjas (pequenas)
50g de açúcar mascavado escuro Rar
200g de açúcar amarelo Rar
300g de manteiga amolecida
6 ovos
300g de farinha com fermento
sumo de 2 laranjas (pequenas)
120g de nozes picadas



Comece por aquecer o seu forno.
No copo da Yammi coloque os açúcares junto com a raspa da laranja (pode colocar as cascas no copo e programar 20 seg vel 7 para triturar, ou usar um raspador tradicional) e a manteiga e programe 1 min na vel 4.
Programe mais 1 min 30 seg na vel 4 e vá juntando os ovos uma  um pela abertura.
Acrescente a farinha e programe mais 1 min na vel 4.
Junte as especiarias com o sumo de laranja, programe 1 min vel 4, misture com a espátula e programe novamente 1 min vel 4..
Por fim acrescente as nozes, misture com a espátula e programe 30 seg na vel 4.
Verta na forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno até o palito sair seco.


Deixe arrefecer de um dia para o outro e use as pastas de açúcar para decorar a seu gosto (usei também açúcar em pó Rar para dar efeito de neve nos pinheiros). Quanto ás pastas de açúcar da Sodifer, e embora a minha experiência ainda não seja muita, tenho de admitir que a qualidade é notória. Quando estendemos a massa, mesmo ficando um pouco fina, é muito fácil de manusear e não rompe nada facilmente, o que é óptimo quando se quer decorar um bolinho!!!
A forma utilizada foi a forma Regueifa da Metalúrgica!


Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

Obrigada!!!

6 comentários:

  1. Ficou lindo!!! Verdadeiramente espectacular :)
    Beijinhos
    Ah e já fiz gosto

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela parceria Suzana!
    O aspecto está divino! Parece delicioso.
    Beijos,
    http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá Su,
    que bolo lindo :) e natalício. Olha que não se nota nada a pouca experiência.
    Ficava bem na minha mesa :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Que lindo ficou o bolo, já cheira a Natal....
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar