quarta-feira, 13 de março de 2013

Batatas fritas - Actifry 2 em 1

Olá novamente!!!

Depois de alguns posts da Actifry 2 em 1 e algumas dúvidas que foram surgindo sobre esta minha amiga culinária resolvi fazer um post dedicado às batatas na Actifry.

Primeiro que tudo, e para quem nunca testou, devo dizer que ficam mesmo fantásticas. O sabor é o nosso conhecido sabor das batatas fritas, com a vantagem enorme de se comer sem sentir tanta culpa, uma vez que leva muito pouca gordura. Quem diz as batatas diz tudo o resto que já testei, desde peixe e carne, rissois, legumes e vários pratos completos que já fiz. Até agora não houve um único que me tenha desiludido, e fiquei mais do que satisfeita com a aquisição. 



Sim, é cara. Eu tive a felicidade de apanhar a máquina em promoção e em vez dos habituais 330 paguei 260. E como era fã do fantástico blog da Luisa Alexandra também havia uma campanha na altura e recebi produtos Tefal Le Vin no valor de 100 euros, e para além disso comprei numa altura em que a Tefal estava a oferecer uma balança de wc. Por isso tudo acho que fiz um bom negócio (isto no Natal). Mas a verdade é que para já tem-me surpreendido imenso pela qualidade das refeições e pela facilidade de uso. E as vantagens já conhecidas por ser mais saudável, fácil de limpar, não deixar cheiros desagradáveis e, uma das minhas preferidas, enquanto ela trabalha eu venho para a net falar convosco!!! 

Porquê a escolha na 2 em 1? Porque para mim é bem mais prática, uma vez que consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo ou só uma. Ou seja não perdi a funcionalidade da Actifry normal (faz tudo o que as outras fazem) com a vantagem que se quiser fazer duas coisas ao mesmo tempo posso fazê-lo sem problema. Para mim outra vantagem grande é que o tabuleiro superior não tem pá giratória, logo não "destrói" os douradinhos e rissóis, assim como dá para fazer umas pataniscas, uns ovos ou mesmo um salmão sem correr o risco de desfazer estes alimentos. E pode usar só a cuba ou só o tabuleiro, não tendo necessidade de usar ambos ao mesmo tempo. 

Vamos então às ditas batatas:

Já fiz congeladas e normais, ás rodelas ou em palitos, e deixo aqui algumas dicas que fui aprendendo com o uso: 

Depois de cortar no formato que se quer deve sempre secar-se bem as batatas (eu seco com papel absorvente de cozinha).  
Ficam mais estaladiças quando só é usada a cuba (e não se usa o tabuleiro superior)
Quando usar também o tabuleiro (para carne, peixe, rissois,...) e estiver a fazer batatas em baixo, depois do tempo acabar retire o tabuleiro (pode tapar com papel de prata o que lá estiver) e programe mais 2 ou 3 minutos para ficarem mais estaladiças.
As batatas pré-congeladas levam menos tempo do que as normais, e quanto maior a quantidade mais tempo se deve programar.
Já juntei várias especiarias diferentes antes da cozedura (nomeadamente paprika, ervas da provincia, tomilho, etc) e ficam sempre boas, mas o sal costumo colocar sempre no fim.
A colher de medida que uso é a que vem na máquina, mas por vezes coloco a olho e até agora deu sempre certo.


Para 2 ou 3 pessoas:
4 batatas 
1 colher actifry de oleo
sal qb

Comece por cortar as batatas no formato que pretende (usei o MandoChef )

Regue com 1 colher de óleo actifry
programe 25 minutos (com o uso vai perceber melhor o tempo para cada utilização).

Quando acabou o tempo temperei com sal e servi com um bifinho do lombo grelhado.


Não me interpretem mal, esta máquina não é só para batatas. Mas como é conhecida por isso quis mostrar o resultado de uma utilização simples da Actifry. Podem ver mais refeições e ideias aqui:

http://sudelicia.blogspot.pt/p/actifry-2-em-1.html

Que tal as batatinhas??? 

Espero que gostem deste post com estas dicas da Actifry 2 em 1...

16 comentários:

  1. Gostei muito das tuas explicações! Quero muito comprar uma actifry :) as batatas ficam com tão bom aspecto e são muito mais saudáveis!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Tambem tenho uma igual e já nao passo sem ela.
    Excelente partilha a das batatas fritas, ficam realmente deliciosas.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu quero muito comprar uma Actifry, mas vai ser só para daqui a mais algum tempo :)

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa é sempre fritas na Actifry, são deliciosas na realidade.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por partilhares mais esta informação. Também já fiz pratos completos e/ou só batatas ou só carne ou peixe e adorei. As batatas só experimentei das congeladas, das outras ainda não por ter receio como ficariam. Mas com a tua explicação já estou mais esclarecida.

    beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  6. Eu quero comprar uma deve ser muito boa na cozinha
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Eu quero muito comprar uma Actifry, mas vai ter de ser só para daqui a mais algum tempo :)

    ResponderEliminar
  8. Ficam mesmo muito boas. Também tenho a Actifry ,mas não é a 2 em 1. Esta versão é realmente bem mais completa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Suzana querida, esse post veio bem a calhar, estou doida para comprar uma Actifry, quando vi na loja em exposição, com a moça fazendo as batatas com tão pouco óleo e provei, achei sensacional. É cara, mas é ótima para a saúde e assim nos alimentamos melhor. Adorei suas informações, excelentes. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana!
    Nossa... esta actifry é mesmo tudo de bom na cozinha, acho vou comprar uma também!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  11. Que belas batatinhas! Ando de olho numa actifry...mas estar desempregada não é fácil. Espero por melhores dias!
    Gostei deste post.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pelas dicas Su! Tb tenho a actifry mas confesso que como tenho a Bimby fiquei um pouco desiludida... Gosto das batatas, mas falta-me tempo para experimentar outras coisas... Nao a acho aí intuitiva... Seja como or, ja vi aqui uma receita que me agradou... Uma beijinho e um fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Acabei de receber uma no natal. Só usei uma vez mas ficaram fantásticaaaaas!!
    😍😍😍😍

    ResponderEliminar