quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vol au vent de atum

Olá!!

Andava a dias com vontade de fazer um almoço diferente...

Não sei de onde me veio a ideia dos vol-au-vent... Não sei mesmo o porquê, talvez devido a Tarte folhada que fiz ter feito furor cá em casa... Mas esta receita vai ser repetida muitas mais vezes de certeza!!!

Depois de me lembrar do nome deste petisco fui procurar imagens para me inspirar para o recheio. Depois de conferenciar com o Tó-Zé decidi-me pelo atum.

Depois é chegar a cozinha, ganhar inspiração com os ingredientes da dispensa e ... prontinho a comer.

Este foi o almoço de ontem... e hoje apanhei o Tó a falar com um colega sobre o quanto tinha apreciado este petisco... Em casa, felizmente, já estou habituada a um "está muito bom", mas este falatório de hoje ainda mais satisfação me deu!!




Ingredientes:
·         1 massa folhada circular
·         2 latas de atum em óleo escorridas
·         1 cebola pequena
·         3 dentes de alho
·         azeite
·         Meio pimento vermelho pequeno
·         2 colheres de sopa de maionese
·         Coentros

Preparação:
Com o auxílio de dois moldes de bolachas (um maior e um mais pequeno) fazer 12 círculos com o molde grande (pode fazer primeiro os que der e juntar os restos de massa, estender novamente e fazer os restantes). Em 8 dos círculos grandes fazer um círculo menor a meio e tirar o mais pequeno (fica com 4 círculos e 8 anéis grandes). Em cada círculo colocar dois anéis por cima e com um garfo furar o interior (fica com uma espécie de um copo de massa folhada). Pode aproveitar 4 círculos pequenos para fazer de “tampa” e levar os “copos” e as “tampas” ao forno com papel vegetal por baixo até crescer e dourar.

Numa frigideira refogar a cebola partida as cubos pequenos com os alhos até dourar. Partir o pimento em cubos pequenos e juntar ao preparado anterior. Deixar refogar mais um pouco e juntar o atum e os coentros. Depois de tudo bem misturado juntar a maionese e misturar tudo.
Servir dentro dos vol-au-vents e acompanhar com umas batatas especiais.


Bom apetite!

4 comentários:

  1. Também gosto e com atum fica tão bom.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida uma receita a praticar.
    Adorei o aspecto e adoro atum.

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rita!!! depois partilha os resultados!!!
      Beijinhos

      Eliminar